Dados do Trabalho


Título

SELENIO FOLIAR E QUALIDADE FISICO-QUIMICA DO AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM

Resumo

O selênio (Se) é um elemento que pode beneficiar a resistência ao estresse oxidativo das plantas, mas há poucas informações sobre seus efeitos na qualidade do azeite de oliva. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da aplicação foliar de selênio em oliveiras nos padrões físico-químicos de qualidade do azeite de oliva extravirgem estipulados pela legislação brasileira. Utilizou-se azeites extraídos em laboratório a partir de 3 kg de azeitonas da cultivar Arbequina, de dois olivais localizados em São Gabriel (SG) e Caçapava do Sul (CS) no RS. Em cada um dos pomares, no período de 6 meses e 1 mês antes da colheita comercial das azeitonas, aplicou-se via pulverização da copa em 5 árvores, uma solução de Na2SeO3 contendo 200 mg Se L-1 (+Se) e agente umectante e em outras 5 árvores uma solução sem Na2SeO3  (-Se). Foi avaliado o rendimento em azeite, o índice de maturação dos frutos (IM), a produtividade das árvores e o índice de peróxidos, a acidez livre e a extinção específica no ultravioleta dos azeites. Embora a aplicação de Se não tenha alterado a produtividade das árvores e o rendimento do azeite dos olivais, que obtiveram IM na categoria de coloração 2 (SG) e 1 (CS), em relação aos parâmetros de qualidade analisados, todos os azeites extraídos resultaram em valores abaixo dos limites estipulados para azeites de oliva extravirgem. Em CS, o azeite +Se apresentou maior porcentagem de ácido oleico na acidez livre, resultado da degradação de ácidos graxos. As amostras -Se de CS e SG apresentaram, respectivamente, maior absorbância na extinção UV a 232 nm e maior absorbância na extinção UV a 270 nm, diferindo das amostras +Se (P=<0,05). Os resultados da extinção UV apontam um potencial benéfico da adição de Se, já que indicam a menor presença de produtos originados da oxidação dos azeites.

Palavras-chave

fertilização foliar; selenito de sódio; oliveira; Olea europaea L.; olivicultura; legislação; acidez livre; índice de peróxidos; extinção UV; antioxidante; oxidação.

Instituição financiadora

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Agradecimentos

Aos olivicultores de São Gabriel e Caçapava do Sul.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.2 - Solos e Segurança Alimentar

Autores

KELLYN KLEIN, PIETRO PIMENTEL MORALES DURAN, EDUARDA PEREIRA DE PEREIRA, CASSIANO BAIRROS LIMA RODRIGUES, VANESSA ROSSETO, JEFERSON LUIS FRANCO, FREDERICO COSTA BEBER VIEIRA