Dados do Trabalho


Título

EFEITO DA CONVERSAO DE FLORESTA NATIVA EM SISTEMA AGROFLORESTAL SOBRE ATRIBUTOS FISICOS DO SOLO, NA AMAZONIA OCIDENTAL

Resumo

A conversão de ambientes naturais em áreas agrícolas e florestais no Bioma Amazônico sem adotar princípios técnicos, pode causar desequilíbrio das propriedades físicas do solo. Provocando o aumento da densidade, e reduzindo a porosidade total e macroporosidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da conversão de uma floresta nativa em sistema agroflorestal sobre atributos físicos do solo. O estudo foi realizado em duas áreas, uma de floresta nativa (FN) e outra com SAF estabelecido há 22 anos. As amostras foram coletadas nas profundidades de 0,00-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40m, distribuídos em uma malha amostral de 70x70m, com 64 pontos amostrais por área estudada. Os atributos físicos estudados foram a macroporosidade (MaP), microporosidade (MiP), porosidade total (PT) e a densidade do solo (Ds). Os dados foram analisados por meio da análise univariada e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,005). Os resultados demonstraram que somente o atributo Pt (0,10-0,20 m) não deferiu estatisticamente entre os ambientes. A Ds apresentou aumento gradativo em profundidade para as duas áreas, o que pode ser justificado pela pressão exercida das camadas superficiais do solo, com a FN apresentando maiores valores de Ds (1,38, 1,51 e 1,51 Mg m-3), em comparação ao SAF (1,29, 1,39 e 1,41 Mg m-3). A Pt foi superior para FN (0,51, 0,48 e 0,48 m3m-3) em relação ao SAF (0,49,0,47,0,45 m3m-3). Por outro lado, observou maiores valores de MaP para área de SAF e menores de MiP para todas as camadas, sendo diretamente influenciado pelos baixos valores de densidade. A substituição da vegetação nativa para o sistema agroflorestal proporcionou modificações nos atributos físicos em estudo, embora, essas alterações são relativamente baixas, visto que os valores entre os atributos estão próximos, evidenciando que o tempo de estabelecimento do plantio está caminhando para um novo equilíbrio.

Palavras-chave

solos amazônicos; conversão de ambientes naturais; estruturado solo; qualidade física do solo; pedometria.

Instituição financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

ALEXANDRE GOMES D E OLIVEIRA , LUIS ANTONIO COUTRIM DOS SANTOS , ROMARIO PIMENTA GOMES , ADRINNA MORAIS COELHO DA SILVA, HADSON ROQUE ALMEIDA, CASSIA SANTAREM ARANHA, CLEUMAR SILVA DE SOUZA