Dados do Trabalho


Título

ZONAS DE MANEJO DOS ATRIBUTOS FISICOS DO SOLO EM AREAS DE FLORESTA E PASTAGEM EM RONDONIA

Resumo

A intensa e irracional atividade agrícola acelera os processos de degradação física do solo, principalmente pelas práticas de manejo uniforme das áreas sem levar em consideração a variabilidade espacial do solo. A divisão das áreas em zonas de manejos com base em suas características físicas, visa reduzir essa variabilidade natural, proporcionando maior produção e estabilidade ambiental sem degradar o solo. O objetivo do trabalho foi avaliar a formação de zonas de manejos dos atributos físicos do solo, em floresta convertidas em pastagens no norte de Rondônia, Brasil. O estudo foi realizado em três áreas, sendo coletado em malha 60 pontos na área de floresta e 70 pontos em áreas com pastagem (braquiária e mombaça), no espaçamento de 10 x 10 m na profundidade de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m. Foram realizadas análises de textura, agregados, porosidade, compactação e carbono orgânico do solo. Realizou-se a análises multivariadas dos dados, com escores obtidos para cada grupo de atributos nas análises fatorial dos componentes principais (análise geoestatistica), obtendo os mapas de krigagem. Observamos nos mapas de krigagem a formação de cinco zonas de manejo. Para F1 na área de floresta na profundidade de 0,10-0,20 m, braquiária na profundidade de 0,00-0,10 m e para mombaça nas duas profundidades, devido a maior variabilidade, apresentaram zonas de manejo complexa para os atributos relacionados aos agregados do solo. O F2 apresentou baixa variabilidade nos três ambientes para as duas profundidades, apresentando zonas de manejos menos complexas para a textura, porosidade e acúmulo de carbono no solo. Nos mapas F1 e F2, a maior parte dos scores positivos estão presentes nas áreas de floresta, e maior parte de escores negativos nas áreas de pastagens. Observamos maior variabilidade espacial dos atributos fisicos no ambiente com mombaça. A variabilidade nas áreas gerou zonas de manejos específicos para os agregados, compactação, porosidade e acúmulo de carbono no solo.

Palavras-chave

Variabilidade espacial; Componentes principais; Degradação do solo

Instituição financiadora

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Agradecimentos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

ALAN FERREIRA LEITE LIMA, MILTON CESAR COSTA CAMPOS, FERNANDA BELTRAO LEITAO, LUIS ANTONIO COUTRIM SANTOS, ROMÁRIA GOMES ALMEIDA, SABRINA HENTGES OLIVEIRA, NICOLAS OLIVEIRA ROCHA