Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇOES ENTRE OS TEORES DE FOSFORO, COBRE, ZINCO E OS ATRIBUTOS MICROBIANOS EM SOLO SOB APLICAÇAO DE DEJETOS ANIMAIS.

Resumo

A aplicação de dejetos animais no solo possibilita o fornecimento de nutrientes para as culturas agrícolas. Todavia, por longos períodos ou doses inadequadas as aplicações podem resultar em desequilíbrio nutricional no solo que, além de prejudicar as plantas, pode alterar a comunidade microbiana do solo. Os microrganismos são sensíveis para detectar alterações e contaminações no ambiente em função do uso ou manejo do solo. O objetivo do trabalho foi analisar os efeitos dos teores de fósforo (P), cobre (Cu) e zinco (Zn) em solo sob aplicação de dejetos animais na biomassa e atividade microbiana do solo. O experimento foi conduzido em área com 12 anos de aplicação de cama de aviário (CA) e dejeto líquido de suínos (DLS) na Estação de Pesquisa do IDR-Paraná em Londrina. Com delineamento em blocos ao acaso com 4 repetições, em esquema fatorial 2x4+2. O primeiro fator consistiu nos dejetos: DLS e CA, o segundo em 4 doses equivalentes a 67, 100, 133 e 200% da recomendação de nitrogênio, além das testemunhas sem adubação e com adubação mineral a 100%. Após a safra da soja 2020/2021, coletaram-se amostras de solo a 0-10cm de profundidade, avaliados os teores disponiveis de P, Cu e Zn e os atributos microbianos: carbono da biomassa microbiana (CBM), respiração microbiana (RM), quociente metabólico (qCO2) e atividade das enzimas fosfatase ácida (FA) e básica (FB), arilsulfatase (ARI) e β-glicosidase. Os dados foram submetidos a análise de correlação de Pearson e gerada uma análise de componentes principais (ACP). Houve correlação positiva entre os três nutrientes avaliados. Quanto aos atributos microbianos, o P e o Zn apresentaram correlação positiva com o CBM e FB. O Cu não apresentou correlação significativa com nenhum dos atributos. Observa-se na ACP, que o aumento das doses de dejetos provocou o aumento do CBM e dos três elementos avaliados. Dessa forma, evidencia-se que a adição desses resíduos influencia diretamente a comunidade microbiana do solo.

Palavras-chave

Biomassa microbiana; Cama de aviário; Dejeto líquido de suíno, atividade enzimática. resíduos

Instituição financiadora

Itaipu binacional - projeto AISA

Agradecimentos

Itaipu binacional

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.1 – Biologia do Solo

Autores

ARNALDO COLOZZI FILHO, GABRIELA MACHINESKI, ANDREA SCARAMAL MENONCIN, JONATAS LANGAME, BREYNNER GUSTAVO PAVÃO BERTAGNOLI, GRAZIELA MORAES DE CESARE BARBOSA