Dados do Trabalho


Título

SISTEMA DE PLANTIO DE HORTALIÇAS COMO FERRAMENTA PARA CONSERVAÇAO DE SOLOS

Resumo

A degradação de solos cultivados com hortaliças nos municípios que compõe o cinturão verde da Grande Florianópolis vem apresentando redução na produtividade, principalmente em cultivos de folhosas, devido ao intenso uso de máquinas para o preparo do solo e plantio, com presença de compactação, erosão e perdas de matéria orgânica (MO). Como consequência disso observamos a maior ocorrência de pragas e doenças nas culturas de alface, rúcula, dentre outras.

A falta de áreas produtivas para rotação da cultura principal com plantas de cobertura limita a adesão e expansão do SPDH. Outros fatores limitantes são a pouca disponibilidade de sementes de adubos verdes e a ausência de implementos apropriados para o sistema.

Visando minimizar os danos causados pelo uso excessivo do solo, sem rotação de culturas e/ou períodos de pousio, iniciou-se em 2019 uma Unidade de Referência Técnica – URT de SPDH em folhosas na propriedade do Sr. José A. Guesser de Antônio Carlos/SC.

Na instalação da URT o primeiro passo foi o plantio de milheto, em canteiros de alface com histórico de doenças. Após 30 dias de cultivo as plantas de cobertura foram dessecadas. Após 10 dias foram plantadas 2 variedades de alface.

A URT também foi utilizada como ferramenta de ATER para realizar reuniões, dia de campo e visitas técnicas auxiliando na sensibilização de outros agricultores sobre os benefícios na conservação do solo e na saúde das plantas através do SPDH, o que gerou novas adesões ao sistema.

Na URT observou-se redução na incidência de doenças de solo, redução de adubos, irrigação e mão de obra, diminuindo o custo de produção. Destaca-se o aumento no índice de pega das mudas e a qualidade final da alface, elevando a produtividade.

A preservação da estrutura do solo foi observada pela formação de agregados aliado ao aumento da porosidade. Ao longo dos anos espera-se o aumento da MO.

Palavras-chave

Degradação dos solos, Rotação de culturas, SPDH, Pragas e Doenças, Produtividade, Custos de Produção

Instituição financiadora

Agradecimentos

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

JERÔNIMO VEPPO, CASSIELE LUSA MENDES BLEY, ROSILDA HELENA FELTRIN, MARCELO ZANELLA, RENATO GUARDINI, MAILA BERTÉ VOLPATO, CARLOS ALBERTO KOERICH