Dados do Trabalho


Título

ANALISE MULTIVARIADA DOS ATRIBUTOS QUIMICOS DO SOLO EM AREAS DE FLORESTA E PASTAGEM EM RONDONIA

Resumo

Rondônia é um dos maiores estados produtores de bovinos, no entanto a maior parte das pastagens estão em solos de baixa fertilidade e extensas áreas. O objetivo do trabalho foi avaliar os impactos causados nos atributos químicos do solo, em áreas de conversão de floresta em pastagens no município de Porto Velho, RO. O estudo foi realizado em três áreas, sendo coletado em malha de 60 pontos na área de floresta e 70 pontos em cada área com pastagem (braquiária e mombaça), com espaçamentos de 10 x 10 m, nas camadas de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m. Foram realizadas as análises químicas relacionada a acidez, cátions trocáveis (Ca2+, Mg2+ e K+), fosforo disponível e carbono orgânico (CO), em seguida foram estimadas a capacidade de trocar cátions (CTC) e a saturação por bases (V%). Foi realizada análise fatorial dos componentes principais (CP). Os resultados foram significativos para as camadas de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m (KMO = 0,714 e 0,777), mostrando adequação à construção dos componentes principais (CPs), que possibilitou reduzir 11 variáveis originais em dois fatores. Na camada de 0,00-0,10 m os dois fatores estudados explicam 75,02% da variância das variáveis. O CP1 explica 49,14%, sendo responsável pelas variáveis relacionadas a acidez e aos cátions trocáveis, o CP2 explica 25,88% da variância, sendo responsável pelo fósforo e CO. Na profundidade de 0,10-0,20 m os dois fatores foram responsáveis por explicar 76,54% da variância. O CP1 explicou 56,98% sendo responsável pela acidez, fosforo e carbono orgânico do solo, o CP2 explicou 19,56% sendo responsável pelo cálcio. Através da multivariada observou-se a formação de duas condições ambientais distintas. Sendo o solo de floresta caracterizado por ser mais ácida, possuindo maiores teores de P, CO, Al3+ e acidez potencial, já os solos nas áreas de pastagens possuem pH mais elevado, e maiores teores de cátions trocáveis. Dentre as áreas de pastagens, o solo sob cultivo dessa espécie apresentou fertilidade mais elevada. 

Palavras-chave

Manejo solo; Componentes principais; Degradação química do solo

Instituição financiadora

Fundação de amparo á pesquisa do Estado do Amazonas

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.4 - Química do Solo

Autores

ALAN FERREIRA LEITE DE LIMA , MILTON CESAR COSTA CAMPOS, FREDSON BELCHIOR RODRIGUES, LUÍS ANTONIO COUTRIN DOS SANTOS , ELILSON GOMES DE BRITO FILHOS , DOUGLAS MARCELO PEREIRA DA SILVA , ADRINNA MORAIS COELHO DA SILVA