Dados do Trabalho


Título

FASCICULOS DIDATICOS COMO ESTRATEGIA DE EDUCAÇAO EM SOLOS

Resumo

Entende-se que as ações e estratégias de educação em solos no âmbito da Geografia escolar e demais disciplinas podem ser potencializadas a partir da utilização de materiais didáticos contextualizados à realidade local. Esta pesquisa objetivou analisar a potencialidade de fascículo didático para a mobilização de conhecimentos geográficos sobre o solo no ensino de Geografia no município de Silvânia-GO. Foi utilizado como material de referência o livro Conhecendo os solos de Silvânia (GO), o qual foi concebido previamente para a realização desta pesquisa. Com base em técnicas de estudo de caso e de pesquisa qualitativa, os procedimentos metodológicos deste trabalho dividiram-se em 3 etapas: 1) pré-campo: levantamento bibliográfico, seleção de escolas, levantamento cartográfico; 2) trabalho de campo: aplicação de enquetes para os professores, reconhecimento da área e validação de mapas e informações pedológicas; 3) revisão e ampliação do livro Conhecendo os solos de Silvânia na perspectiva da construção de um fascículo didático levando em conta as informações processadas nas etapas anteriores em especial as manifestações do professores. Os professores indicaram a necessidade de adequação de linguagem e presença de glossários, presença de atividades de reflexão e fixação de conteúdo. Além de enaltecerem a disponibilização de conteúdo sobre a realidade local.  Com base na análise geral das enquetes verificou-se a necessidade de uma abordagem sistêmica do solo, integrada aos aspectos físico-naturais e socioespaciais da paisagem local. No fascículo gerado a partir da interação com os professores, inseriu-se fotos locais, mapas diversos do meio físico com localização de todas as escolas do município estudado. Conclui-se que, a potencialidade da popularização dos solos por meio da elaboração de um material didático será ampliada a partir da valorização multidisciplinar e interdisciplinar do currículo escolar e da abordagem multiescalar dos fenômenos relacionados ao solo.

Palavras-chave

educação básica; divulgação científica; fascículo didático.

Instituição financiadora

Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia - PPGEO UFG

Agradecimentos

PPGEO UFG; Secretaria Municipal de Educação de Silvânia - GO; Multiplicando Saberes Sobre Solos - IESA UFG

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

ISABELA RUCONSVE CARVALHO, ANDRELISA SANTOS DE JESUS, IVANILTON JOSÉ DE OLIVEIRA