Dados do Trabalho


Título

VARIABILIDADE ESPACIAL DA RESISTENCIA DO SOLO A PENETRAÇAO EM AREA DE SISTEMA AGROFLORESTAL NA AMAZONIA OCIDENTAL

Resumo

Os sistemas agroflorestais (SAFs) tem como vantagem a incorporação de grande quantidade de matéria orgânica ao solo, resultando na melhoria nos atributos físicos, químicos e biológico.  O objetivo do trabalho foi determinar a variabilidade espacial da resistência do solo à penetração e avaliar o efeito da conversão de uma floresta nativa em área de sistema agroflorestal na Amazônia Ocidental. O estudo foi realizado no município na região do Médio Amazonas. Foram avaliadas duas áreas, uma de floresta nativa (FN) e outra com SAF estabelecido há 22 anos. Foram estabelecidas malhas de 70x70m. As amostras foram coletadas nos pontos de cruzamento das malhas, nas profundidades de 0,00-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40m, totalizando 64 pontos amostrais por área estudada. A RSP foi determinada utilizando o penetrômetro de bancada, com velocidade fixa de 0,167 mm.s-1. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e pelo teste t Student (p< 0,05). Foi realizada a modelagem dos semivariogramas no programa GS+. A RSP apresentou valores variando de 1,60 (0,0 – 0,10m) a 2,27 MPa (0,20-0,40 m) para a área de SAF e valores variando de 1,14 (0,0 – 0,10 m) a 1,82 MPa (0,20-0,40 m) para FN, os valores de RSP foram significativos em todas as profundidades, com os menores valores sendo observados sempre para a área de FN. Os maiores valores de RSP encontrados para a área de SAF são em decorrência da remoção da cobertura vegetal e do manejo adotado para a implementação do SAF, influenciando desta forma nas propriedades físicas do solo, resultando em maiores valores de RSP, fato não observado na área de FN. Os maiores valores de alcance foram observados para a FN (15,5m) e para o SAF (12,27m), respectivamente, com o SAF apresentando menor continuidade espacial e menor variabilidade devido ao manejo convencional. O processo de conversão da floresta nativa para áreas cultivadas com agricultura e posteriormente SAF foi responsável por aumentar estatisticamente os valores de RSP.

Palavras-chave

solos amazônicos; conversão de ambientes naturais; qualidade física do solo;

Instituição financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

ALEXANDRE GOMES DE OLIVEIRA, LUIS ANTONIO COUTRIM DOS SANTOS, ROMARIO PIMENTA GOMES, NOEME COSTA SILVA, ADRINNA MORAES COELHO DA SILVA , ANDERSON DE HOLANDA JARDIM, JAYLENE MARQUES DA SILVA