Dados do Trabalho


Título

LUGAR DE VIVENCIA ALEM DO ESPAÇO GEOGRAFICO NA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

Resumo

O solo juntamente com clima, vegetação e outros fatores ambientais moldam as características da paisagem, por isso é um recurso natural importante para formação e manutenção delas. A paisagem e o lugar se estabelecem como ponto importante para o ensino de Geografia, a partir das relações espaciais da memória. Portanto, pensar em trabalhar a memória do indíviduo em função do lugar onde vive pode ser um fio condutor para a compreensão dos fenômenos locais. Por isso, o estudante precisa ser motivado a ser protagonista da construção do seu próprio conhecimento, pois, a partir disso se cria a possibilidade de desenvolvimento de significado, sentimento de pertencimento e responsabilidade social para com o meio onde vive. Este trabalho tem como objetivo analisar o componente curricular de Geografia dentro da Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), destacando estudos sobre “lugar de vivência” no Ensino Fundamental e Médio. O Documento foi submetido a Análise de Similitude (ADS) utilizando o software estatístico Iramuteq 0.7 alpha 2_2020. Através dos resultados obtidos observa-se que, o componente curricular de Geografia traz, além da caracterização de recursos naturais, uma vertente social. A PCSC apresenta uma relação entre e o lugar de vivência dos indivíduos e a compreensão das características geográficas e socioeconômicas deste mesmo local. Promovendo a compreensão e a interação dos estudantes com o ambiente em que vivem, sendo uma forma de conectar conceitos geográficos a realidade dos educandos. Como conclusão, essa perspectiva é essencial para compreender as relações entre sociedade e ambiente, e como elas foram moldadas ao longo da história humana, bem como, para desenvolver um senso de pertencimento e responsabilidade social em relação ao local onde se vive, tornando-se uma temática fundamental para a formação dos estudantes, incentivando a conscientização sobre o ambiente local e, a promoção de uma cidadania ativa e sustentável.

Palavras-chave

Solo; Estudante; Relação Social; Ambiente. Conexão.

Instituição financiadora

PAP UDESC-FAPESC, PROAP-CAPES-UDESC, Klabin e Capes.

Agradecimentos

Agradecemos ao apoio financeiro dos programas supracitados e ao grupo de pesquisa envolvido.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.3 - História, Epistemologia e Sociologia da Ciência

Autores

SCHAYANNE MATOS HENRIQUE, LETÍCIA SEQUINATTO, VITÓRIA REGINA VINCIGUERA, IASMIN NUNES COSTA, ANA KARINA VEIGA BECKERT, AUGUSTO FELIPE MONTEMEZZO, JOÃO VITOR SCOPEL VELHO