Dados do Trabalho
Título
INFLUENCIA DO FOSFORO ORGANICO E INORGANICO NA FIXAÇAO BIOLOGICA DO NITROGENIO EM LEGUMES
Resumo
O fósforo (P) é um nutriente limitante em muitos agroecossistemas e, além de afetar o crescimento das plantas, também pode limitar a fixação biológica de N2 (FBN) pelas legumes. Portanto, o aumento do suprimento de P pode ter um efeito positivo na FBN, particularmente em solos deficientes em P. Aqui, fornecemos novos conhecimentos sobre a resposta de Ervilha peluda (Vicia villosa), amplamente adotada como cobertura às limitações de P, comparando os efeitos do suprimento de P inorgânico (Pi) e orgânico (Po) no crescimento da planta e na capacidade de FBN. Isso foi obtido por meio de um experimento sob condiçoes de casa de vegetação, no qual a ervilha foi inoculada com rizóbios e foram cultivadas em solo agrícola limitado em P, onde foram avaliados as mudanças no crescimento da planta, absorção de nitrogênio (N) e P, capacidade de FBN e atividades de fosfatases do solo em função das contribuições de Pi e Po, na forma de ortofosfato e ácido fítico, respectivamente. Em comparação com condições deficientes de P, onde a FBN foi limitado principalmente pelo crescimento da planta, e não diretamente devido aos altos custos de fixação simbiótica de N. A adição de Pi melhorou substancialmente o crescimento da planta. (três vezes), formação de nódulos (16 vezes), P aquisição (seis vezes) e eficiência FBN (sete vezes). Em contraste, mesmo com a adição da maior dose de Po, o aumento no crescimento da planta, formação de nódulos, aquisição de P e capacidade de FBN (1.7, 3.5, 2, 4 e 2.1 vezes, respectivamente) foi muito menor, indicando que os pêlos da ervilhaca só poderiam acessar minimamente as fontes de Po durante o período de crescimento para aliviar o efeito limitante do P na fixação de N2 em condições de deficiência de P. Isto sugerem que a ervilhaca não sería capaz de fornecer uma FBN eficiente e suficiente para melhorar as entradas de N do solo em condições de baixo sistemas de cultivo de fertilidade dependentes somente de insumos orgânicos.
Palavras-chave
Fertilidade do solo; Insumos Orgânicos; Rizobios; Vicia villosa.
Instituição financiadora
Universidad de Turin
Agradecimentos
The authors would like to dedicate this work to the memory of Prof. Dario Sacco who was involved in the earlier phases of this project but who unfortunately left us way too early. We would also like to acknowledge the help offered by Barbara Moretti in setting up the experiment.
Área
Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Autores
RODOLFO LIZCANO TOLEDO, BRUNO ELISEO RAMIREZ RENGIFO, FERNANDO ENRIQUE VASQUEZ BETANCOURT, EMILIA FERNANDEZ ONDOÑO, LUISELLA CELI