Dados do Trabalho


Título

A ARTE COM TINTAS DE SOLOS COMO FERRAMENTA PARA A CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSAO.

Resumo

A cor do solo é um atributo morfológico de fácil visualização e que permite, por meio de sua observação, facilitar a identificação de horizontes na descrição do perfil do solo no campo. Para construir o conceito de cor do solo podem ser realizadas várias atividades de educação em solos no ensino superior por meio da curricularização da extensão. Nesse contexto, ações de Educação em Solos são consideradas promissoras como suporte a curricularização da Extensão pois apresenta suas bases fundamentadas nos princípios extensionistas e serve como alicerce a implantação de atividades curriculares de extensão para as instituições de ensino superior. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção de acadêmicos com relação a oficina de arte com tintas de solos como atividade curricular da extensão (ACE). A metodologia foi delineada por meio de pesquisa-ação, com uma amostra composta por 20 acadêmicos da disciplina de Pedologia, do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Goiás Unidade de Palmeiras de Goiás. A pesquisa teve o propósito de compreender as perspectivas dos acadêmicos sobre a importância das ações de educação em solos como ferramenta para a curricularização da extensão por meio de um questionário com 10 questões considerando como atividade de extensão uma oficina de arte com tintas de solos oferecida para professores e alunos da Educação Básica. De acordo com os resultados obtidos, a maior parte dos acadêmicos consideraram fundamental para a melhoria do conhecimento teórico e prático sobre a cor do solo, o planejamento e a condução da oficina de arte com tintas de solos como atividade de extensão durante a visita de professores e alunos da Educação básica. A oficina de arte com tintas de solos mostrou ser uma ferramenta promissora como parte das ações de curricularização da extensão para o conteúdo da cor do solo, contribuindo para que estes acadêmicos tornem-se profissionais mais conscientes e preocupados com o solo.

Palavras-chave

Cor do solo; Pedologia; Educação Superior; Educação Básica.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

AMANDA CHAVES PEREIRA, ADRIANA APARECIDA RIBON, BRUNA CHAVES ARRUDA