Dados do Trabalho


Título

INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇAO CIENTIFICA EM SOLOS

Resumo

O Brasil é o país que mais acessa as redes sociais em toda América Latina. Este trabalho tem como objetivo analisar como o Instagram pode ser utilizado como uma ferramenta de divulgação científica em solos, contribuindo para a educação e popularização deste tema no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com base na hipótese de que o Instagram é um canal de informações dinâmico que pode disseminar conhecimentos científicos sobre solos de forma ágil e integrar diversas áreas do conhecimento. Como estratégias metodológicas foram identificados e listados os principais perfis que utilizam o Instagram como meio de divulgação científica em solos, observando sua distribuição geográfica pelo Brasil, instituição de ensino associada, número de seguidores, quantidade e tipo de publicações e nível de engajamento dessas contas. Essas informações compuseram um banco de dados para o qual foram desenvolvidos gráficos e análises quali-quantitativas. Agronomia, engenharia agronômica e geografia foram as áreas do conhecimento que mais se destacaram no uso do Instagram. Considerando a espacialização dos dados a região nordeste possui o maior número de perfis de divulgação cientifica dentro da temática solos, seguidos pelo sudeste e centro-oeste e com menor destaque as regiões norte e sul do país. Essa distribuição geográfica possui forte correlação com o número de projetos de educação em solos desenvolvidos em cada uma das regiões.  Os resultados indicaram que o Instagram é uma rede social eficaz e facilitadora da divulgação científica em solos, superando as barreiras físico-naturais de um país de grande extensão territorial e complementando os recursos educacionais tradicionais já existentes. Considera-se que durante a pandemia de COVID-19 essas ações se mantiveram ativas e foram fundamentais para dar suporte as ações de divulgação científica e de educação em solos em tempos de isolamento social.

Palavras-chave

Instagram, divulgação científica, solos, educação

Instituição financiadora

Agradecimentos

Projeto Multiplicando Saberes Sobre Solos (@saberessobresolos)

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

WENDEL OLIVEIRA JUSTINIANO GOMES, ANDRELISA SANTOS JESUS