Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA SAUDE DO SOLO APOS TRES ANOS DE INTEGRAÇAO LAVOURA-PECUARIA EM SOLO ARENOSO

Resumo

Os sistemas integrados (SI) podem reduzir a erosão do solo, aumentar a matéria orgânica e biodiversidade, o que melhora a estrutura do solo, retenção de água e nutrientes, contribuindo para a melhoria da saúde do solo. Com o objetivo de avaliar o efeito dos SI na saúde do solo, foram analisados indicadores químicos, físicos e biológicos nas áreas de Mata nativa (MN), pastagem (PA), integração lavoura-pecuária com braquiária (ILPb) e integração lavoura-pecuária com panicum (ILPp) no município de Caiuá-SP. Como indicadores químicos utilizou-se: pH, P e K; físicos: estabilidade de agregados e densidade do solo; e biológicos: atividade da β-glicosidase, carbono orgânico). O solo foi coletado em três profundidades (0-10, 10-20 e 20-30cm) e nove repetições. Calculou-se a densidade do solo por meio da razão entre a massa do solo seco e o volume do cilindro. Os agregados foram analisados por tamisação a úmido, enquanto o teor de carbono foi mensurado por combustão seca em analisador elementar. Para a avaliação integrada da saúde do solo, utilizou-se a ferramenta Soil Management Assessment Framework (SMAF), cujos resultados resultam em índices de qualidade do solo (IQS). Posteriormente, foi aplicada análise de variância e teste Tukey (p<0,05) para comparar as médias dos IQS. Os sistemas ILPb e ILPp melhoraram significativamente a saúde do solo em profundidade, superando o IQS da PA e alcançando um patamar semelhante ao da MN. Essa evolução foi impulsionada, principalmente, pelos índices químicos e biológicos, que se mostraram superiores aos da PA. Ao considerar a camada superficial, verificou-se que o IQS do ILPp foi inferior aos demais. Nesse sentido, pode-se concluir que, em curto prazo, os SI foram eficazes na promoção da saúde do solo, sobretudo com a utilização da braquiária no sistema. Ademais, espera-se que, ao longo do tempo, esses sistemas continuem a apresentar melhoras em todos os indicadores gerando benefícios cada vez mais evidentes para a saúde do solo.   

Palavras-chave

Palavras chave: SMAF, Índice de qualidade do solo; saúde do solo; indicadores; manejo do solo

Instituição financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Processo #2020/15230-5; #2022/14212-9; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Processo #2020/15230-5; #2022/14212-9; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e SOHMA - Soil Health & Management Research Group.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água

Autores

NICOLAS FERREIRA RODRIGUES, BEATRIZ DA SILVA VANOLLI, JOÃO VICTOR MULLER ANTIGO, JOÃO VITOR SANTOS PAIXÃO, LUAN APARECIDO FERREIRA DE CAMPOS, MARTHA LUSTOSA CARVALHO, MAURÍCIO ROBERTO CHERUBIN