Dados do Trabalho


Título

ADUBAÇAO DE PASTAGENS EM SISTEMAS COM INTEGRAÇAO LAVOURA-PECUARIA: RESPOSTAS DE SOLO EM CURTO PRAZO

Resumo

Modelos de manejo como a rotação com soja (Glycine max) e a integração lavoura-pecuária (ILP), tem sido opções para diminuir os custos e os riscos do monocultivo de arroz irrigado (Oryza sativa). Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar a evolução da fertilidade do solo após dois anos de manejo em diferentes arranjos de ILP em terras baixas para produção de arroz irrigado. As coletas de solo foram realizadas em abril de 2018 e de 2020, no Centro Tecnológico Integrar/Agrinova (município de Capivari do Sul/RS), na camada de 0-10 cm de um Planossolo Háplico. Cinco sistemas foram conduzidos com semeadura direta, sendo eles: 1) Lavoura: monocultivo de arroz irrigado no verão e pousio no inverno; 2) ILP: rotação de arroz irrigado e soja no verão e azevém (Lolium multiflorum) pastejado no inverno; 3) ILP-adubada: mesmo sistema anterior, mas azevém adubado com nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), conforme recomendação técnica; 4) Pecuária: cultivo de arroz a cada 4 anos, com campo de sucessão (pastagem natural) pastejado no verão e pastagem de azevém e trevo branco (Trifolium repens L.) pastejada no inverno; e 5) Pecuária-adubada: mesmo sistema anterior, mas azevém e trevo branco adubados (NPK), conforme recomendação técnica. A classe de disponibilidade do fósforo aumentou nos sistemas: Lavoura (Médio para Alto), ILP (Baixo para Médio), ILP-adubada (Baixo para Alto) e Pecuária-adubada (Baixo para Médio), enquanto o sistema de Pecuária permaneceu na classe Baixa, de 2018 para 2020. A classe de disponibilidade do potássio (K) aumentou nos sistemas Lavoura, ILP, ILP-adubada e Pecuária-adubada, de Média para Alta, enquanto o sistema Pecuária manteve-se na classe Média de disponibilidade. Os sistemas de Lavoura, ILP, ILP-adubada e Pecuária-adubada apresentaram maiores aumentos na classe de disponibilidade de P e K no solo, com destaque para o sistema ILP-adubada. Sistemas ILP em terras baixas proporcionam diversificação e aumento da fertilidade do solo.

Palavras-chave

Fertilidade do solo; Terras baixas; Arroz irrigado.

Instituição financiadora

Centro Tecnológico Integrar/Agrinova, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Fundação Agrisus, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Agradecimentos

Centro Tecnológico Integrar/Agrinova, UFRGS.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

Autores

ADRIANO VILMAR GARCIA, LUCIANO PINZON BRAUWERS, INGRID LOPES SILVEIRA DA SILVA, ÉRICO SCHMALTTZ, FELIPE DE CAMPOS CARMONA, AMANDA POSSELT MARTINS