Dados do Trabalho


Título

BIOINDICADORES DO SOLO EM FUNÇÃO DO RESIDUAL DA ADUBAÇÃO FOSFATADA E INOCULAÇÃO COM Azospirillum brasilense

Resumo

O fósforo é um nutriente muito requerido pelas culturas agrícolas e sua liberação em solos mais velhos é naturalmente muito baixa, sendo necessário a adubação fosfatada para o bom desenvolvimento das plantas. Tendo em vista que o maior gasto de uma lavoura são os custos com fertilizantes, alguns estudos têm exposto como alternativa o uso da inoculação das sementes por bactérias promotoras de crescimento, destacando-se a Azospirillum brasilense. Portanto, objetivou-se avaliar o efeito residual da adubação fosfatada e se há interação ou não com a inoculação das culturas antecessoras a soja com A. brasilense sobre os principais bioindicadores de qualidade do solo: carbono orgânico total (COT), atividade respiratória microbiana (ARM), carbono da biomassa microbiana (CBM), coeficiente metabólico (qCO2) e as enzimas β-glicosidase e Arilsulfatase após as safras 2019/20 e 2020/21 da soja. O experimento foi realizado em Sistema Plantio Direto, em um Latossolo Vermelho Distrófico típico argiloso, com delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 5x2, sendo cinco doses de P2O5 na forma de MAP aplicadas em 2013 e 2020, com e sem inoculação das gramíneas em rotação à soja. Foi verificado que, o COT, a ARM, o CBM e o qCO2 das áreas onde as culturas antecessoras à soja foram inoculadas apresentaram efeito positivo em relação às não inoculadas. A enzima β-glicosidase, mesmo em maior atividade, não significou incremento no qCO2, mas aumento no COT do solo, enquanto que a enzima Arilsulfatase apresentou maior atividade nas áreas onde houve inoculação com A. brasilense. Sistemas de cultivo que mantem a saúde do solo adequada, aliado à inoculação das gramíneas com bactérias promotoras de crescimento em plantas, mostraram um manejo de qualidade e baixo custo, aliada a atividade microbiológica e enzimática do solo.

Palavras-chave

Palavras-Chave: bioindicadores de qualidade de solo; atividade enzimática; sistema plantio direto; bactérias diazotróficas; efeito residual.

Instituição financiadora

PNPD/CAPES

Agradecimentos

FEIS/UNESP; PNPD/CAPES

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

Autores

VIVIANE CRISTINA MODESTO, MARCELO ANDREOTTI, BEATRIZ SOUTO FREITAS, NAIANE ALVES ANTUNES RIBEIRO, GABRIELA DE ALMEIDA BOLDRINI, KARLA NASCIMENTO SENA, DEYVISON ASEVEDO SOARES