Dados do Trabalho


Título

OTIMIZAÇAO DO METODO PARA DETERMINAR ENXOFRE NA FORMA DE SULFATO EM SOLOS

Resumo

O método mais utilizado em solos para determinação de sulfato (S-SO42-) utiliza fosfato de cálcio Ca(H2PO4)2 0,01 mol L-1 como extrator químico e a quantificação é feita por turbidimetria, porém, o método para laboratórios de rotina apresenta limitações no rendimento operacional.

Neste contexto o objetivo do trabalho foi otimizar a etapa limitante para diminuir o tempo de execução do ensaio.

Foram selecionadas 90 amostras de solos da região oriental do Paraguai de distintas classificações pedológicas, coletadas em diferentes profundidades (0 até 100 cm).

Os procedimentos na extração e determinação do sulfato (referência) foram realizados de acordo com RAIJ et al. (2001), utilizando como extrator o Ca(H2PO4)2 0,01 mol L-1, a única alteração foi a substituíção da adição de 0,5 g de BaCl2.2H2O peneirado pela adição de 200 microlitros (µl) de uma solução de 0,25 g de BaCl2.2H2O por mililitro (mL) de água deionizada. Os resultados foram comparados utilizando análise de regressão linear.

Foi observada uma correlação linear e significativa (R2 = 0,98, p <0,001 Eq. y = 1,0059x - 0,2297) entre o método de referência e o método proposto conforme apresentado na Figura 1.

Observou-se na figura 2 que a distribuição dos erros se dá de forma aleatória, o que, segundo Fávero et al. (2017), indica uma adequada descrição dos dados.

O método proposto pode ser implementado em laboratórios de rotina de solos diminuindo o tempo de execução do ensaio e consequentemente aumentando número de amostras realizadas no dia.

Palavras-chave

turbidimetria;espectroscopia;Paraguai.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Ao laboratório Agronómico S.A do Paraguai pela realização dos ensaios

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.4 - Química do Solo

Autores

CARLOS HENRIQUE FORNASARI, ANA CAROLINA NEIVERTH HAUPT, HOALEF SALA CAMPOS, ANDRE VINICIUS ZABINI