Dados do Trabalho


Título

DISPONIBILIDADE DE FOSFORO EM FUNÇAO DA INOCULAÇAO DE BACTERIAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFORO

Resumo

A utilização de microorganismos tem despertado interesse na agricultura devido aos benefícios propiciados à disponibilidade de fósforo no solo e ao crescimento das plantas. Assim, o objetivo do presente trabalho pautou-se na avaliação do potencial de disponibilização de P no solo por meio de bactérias solubilizadoras de P na cultura da soja (Glycine max (L.) Merr.). 

O experimento foi conduzido em casa de vegetação, localizada no município de Bandeirantes, norte do estado do Paraná, iniciado em 10 de novembro de 2022 e findado em 7 de março de 2023, fazendo-se uso da cultivar 631X65RSF 12X. Os tratamentos, seguindo um delineamento inteiramente casualizado, com duplo fator, “textura de solo”, muito argilosa e textura média, e “formas de aporte de P”:  T1: testemunha; T2: B. megaterium e B. subtilis; T3: fosfato natural; T4: fosfato natural + B. megaterium e B. subtilis e T5: superfosfato triplo, foram organizados, tipicamente, como um fatorial 2x5, com 4 repetições. O teste de comparações de médias foi realizado utilizando-se o teste t-Student (LSD) ao nível de significância de 10%.

Para as variáveis testadas, massa seca da parte aérea (MSPA), número de vagens (NV) e “teor de P disponível” no solo (Pdisp), não houve interação significativa entre os fatores. Em relação a variável MSPA, o nível T1 foi inferior aos demais. Para as variáveis Pdisp e NV, os níveis T3, T4 e T5 não diferiram estatisticamente entre si, assim como os níveis T1, T2 e T5, indicando que, nas condições desse ensaio, não foi possível confirmar a hipótese de aumento de P disponível pela da ação das bactérias solubilizadoras de P sobre o fosfato natural e o P fixado no solo. Para o efeito principal “textura de solo”, em relação a variável Pdisp, o nível “textura média” apresentou um maior teor de P, sugerindo um menor poder de fixação de P para esse tipo de solo. Contudo, ainda há algumas inconsistências nos resultados e serão necessários mais ensaios para se chegar a uma conclusão mais consistente.

Palavras-chave

Soja; inoculação de microorganismos; solo argiloso; solo arenoso.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Agradeço a UENP e aos membros do Grupo de Pesquisa em Adubação e Fertilidade do Solo, GPAFS.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

Autores

CARLOS BOTELHO PEREIRA OSIPI, PAULO GUILHERME ROLIM DE OLIVEIRA FERREIRA, MARCOS YASSUHIRO INOUE, LUCAS MARTINS DE ANDRADE, ARTUR MICHALOWSKI FILHO, EDUARDA ALEXANDRE DE ANDRADE, ORIEL TIAGO KÖLLN