Dados do Trabalho


Título

ALTERACAO DA POROSIDADE DO SOLO EM FUNCAO DE ALTAS DOSES DE FOSFATO NATURAL

Resumo

O uso de fontes alternativas de nutrientes para a agricultura, como fosfatos naturais não reativos (FN), requer doses expressivamente maiores em relação aos fertilizantes solúveis. A hipótese deste trabalho é de que fontes de menor solubilidade podem causar alterações nas características físicas dos solos, interferindo na dinâmica da água, gases e crescimento de raízes. Objetivou-se com o estudo avaliar a influência do uso de FN na porosidade total (Pt) de duas classes de solos- Neossolo Quartzarênico, RQ, e Latossolo Vermelho, LV - com 5 tratamentos e 5 repetições, em vasos de 5 kg dispostos em casa de vegetação com cultivo de Brachiaria brizantha. Foram aplicados 90 kg.ha-1 de P2O5 por meio do uso de FN em três concentrações- 2%, 6%, 9% - e a partir de superfosfato simples (SSP), mais o tratamento sem P2O5. Para a análise estatística foi realizada análise de variância (ANOVA) e o teste de comparação de médias Tukey a 5% de significância. Não houve diferença significativa para os valores no RQ, demonstrando que mesmo em doses bastante elevadas de FN, a distribuição dos poros foi preservada, o que é bastante positivo se reproduzido em áreas cultivadas. Houve diferença significativa na porosidade do LV, com a menor média para o tratamento FN 6%, que apresentou 51% de Pt, enquanto o tratamento com SSP apresentou 60% de Pt, sendo a maior média entre os tratamentos. As pequenas partículas do FN interagem mais com os agregados e partículas primárias reativas do LV, possibilitando que o produto percole pelos capilares e forme capeamentos nos poros de tamanho intermediário, que fisicamente comportam as pequenas partículas do produto. Caso as doses de FN requeridas não fossem tão altas, esta preocupação não existiria. Diante do exposto, fica claro que os fertilizantes solúveis apresentam a vantagem de fornecerem o nutriente demandado pelas culturas com a aplicação de pequenas doses, além de serem rapidamente solubilizados, não interferindo nos aspectos físicos do solo. 

Palavras-chave

Fertilizantes fosfatados, física do solo, Latossolos, solos arenosos.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus e aos meus pais, Rita de Cassia e Darci José por terem me incentivado a persistir nos meus sonhos. Ao meu noivo Rafael, obrigada por todo apoio, ajuda e incentivo sempre. E à minha orientadora, Professora Araína Hulmann, por todos os ensinamentos e parceria.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

GIOVANNA LAURA RIBEIRO MAYER, PAOLA APARECIA ASSIS BORGES, ANTONIO NILSON ZAMUNÉR FILHO, ARAÍNA HULMANN BATISTA, LAURA CAROLINE ALVES CARDOSO, GABRIEL POLICARPO TAVARES FARIA, LUÍS GUSTAVO DA CRUZ FREITAS