Dados do Trabalho


Título

PRODUTIVIDADE DO FEIJAO-COMUM COM O USO DO INOCULANTE A BASE DE CEPAS BACILLUS SUBTILIS B2084 E BACILLUS MEGATERIUM B119 PARA SOLUBILIZAÇAO DE FOSFATO.

Resumo

O feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) é um dos principais grãos cultivados e para atingir altas produtividades o fator nutricional é um limitante. Entre os nutrientes têm-se o fósforo (P), que tem como característica ser imóvel no solo. Para disponibilidade de P nas plantas, o uso de inoculante à base de microrganismos solubilizadores de fosfato (MSP), como BiomaPhos®, tem sido uma opção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade do feijão-comum inoculado com BiomaPhos®, aplicado via tratamento de semente. O ensaio de campo foi conduzido com a cultivar Pérola, semeada na safra de inverno de 2021, na área experimental em Santo Antônio de Goiás, em um Latossolo Vermelho Distrófico. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados, com cinco repetições e sete tratamentos, sendo: Controle absoluto (CA), 50% de adubação fosfatada (AF50B0), 100% de adubação fosfatada (AF100B0), quatro tratamentos com diferentes doses de BiomaPhos® mais 50% de adubação fosfatada, sendo 1 mL (AF50B1), 2 mL (AF50B2), 3 mL (AF50B3) e 4 mL (AF50B4). Determinou-se a produtividade dos grãos (PG) pela colheita da área útil de 7,5m2 em cada parcela. Os grãos foram pesados, a umidade corrigida para 13% e a PG expressa em kg ha-1. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Os tratamentos inoculados apresentaram efeitos significativos, com destaque no tratamento AF50B3 que resultou em uma produção de grãos de 4993,04 kg ha-1, ocasionando incremento de 9,3% em relação ao tratamento AF100BO (100% de adubação fosfatada), com produção de grãos de 4568,62 kg ha-1, possibilitando uma redução de 50% da adubação fosfatada no feijão-comum. O uso do inoculante correspondeu no aumento da produtividade e melhor aproveitamento da adubação fosfatada pelo feijão-comum.

Palavras-chave

Phaseolus vulgaris, bioinsumo, fósforo, solubilizador

Instituição financiadora

Embrapa Arroz e Feijão, INCT-MPCPAgro, UFG, CAPES

Agradecimentos

Embrapa Arroz e Feijão, INCT-MPCPAgro, UFG, CAPES

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.1 – Biologia do Solo

Autores

CAROLINE DOMINGOS BITTENCOURT, MARIA VITÓRIA PINANGÉ SILVA, MATEUS GUTIERREZ CALAZANS NUNES, ANA PAULA SANTOS OLIVEIRA, CÁSSIA CRISTINA REZENDE, ENDERSON PETRÔNIO DE BRITO FERREIRA