Dados do Trabalho


Título

USO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS COMO ESTRATEGIA DE DISSEMINAÇAO DO CONHECIMENTO SOBRE SOLOS

Resumo

A degradação dos solos está, em parte, associada ao desconhecimento sobre sua a essencialidade e importância da preservação de suas características e funções. Nesse sentido, o projeto de extensão da UFMG “Solos na Escola”, o qual tem como objetivo popularizar o conhecimento sobre solos para alunos e professores da educação básica, propôs a criação de acesso a uma plataforma online que pudesse ser utilizada como ambiente de ensino aprendizagem, por meio da postagem de conteúdos e interações com o público-alvo atendido. Assim, em abril de 2020 criou-se na rede social do Instagram a página Solos na Escola ICA-UFMG. A metodologia utilizada consiste na realização de uma ou duas postagens semanais, sendo em formato escrito, utilizando-se também ilustrações e/ou esquemas a fim de facilitar a compreensão dos conteúdos abordados e; em formato de vídeo, apresentando conteúdos teóricos e práticos, execução de experimentos e curiosidades. Como resultados às postagens realizadas entre 2020 e 2023, pôde-se conhecer o perfil dos 467 (quatrocentos e sessenta e sete) seguidores quanto às suas principais localizações, faixa etária e gênero. O alcance médio de cada uma das 122 publicações realizadas neste período foi de 266 usurários, sendo que logo após a criação da página esse número foi de oito usuários, e ao longo do tempo o alcance tem aumentado, alcançando até 847 usuários por publicação. Sendo assim, a rede social Instagram se mostrou uma importante ferramenta de popularização e sensibilização do conhecimento sobre o solo. A facilidade com que os conteúdos puderam ser divulgados e compartilhados evidenciaram que a comunicação via rede social viabilizou o aumento do público atendido pelo projeto, assim como as interações e parcerias com o público externo à universidade. Espera-se que o desenvolvimento contínuo de materiais aumente o alcance e visibilidade do projeto, com discussões mais aprofundadas sobre o uso conservacionista dos solos e seus benefícios para a sociedade.

Palavras-chave

Conservação do solo; Conteúdo digital; Educação em solos.

Instituição financiadora

PROEX/UFMG

Agradecimentos

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

BRUNA MYRELA DE ALMEIDA SANTOS, RAFAEL SILVA, JOÃO GABRIEL DE FIGUEIREDO MOREIRA, JOÃO VITOR SANTOS, TATIANE DE JESUS BARBOSA, IGOR COSTA DE FREITAS, LEIDIVAN ALMEIDA FRAZÃO