Dados do Trabalho


Título

MUSEU DE GEOLOGIA E PEDOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: VALORIZAÇAO E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Resumo

Os museus de solos são locais de relevância ímpar para a sociedade, pois assumem uma posição privilegiada ao enfatizar a importância desse elemento natural, essencial à vida. O objetivo deste trabalho é destacar a importância educativa dos museus de solos e seu impacto socioambiental por meio do Museu de Geologia e Pedologia da Universidade Estadual de Londrina. Inaugurado em 1993, este museu está vinculado ao departamento de Geologia e Geomática, no Centro de Ciências Exatas – CCE.  O material de estudo abrange o acervo pedológico e geológico que o museu possui, assim como sua atratividade para a comunidade. O método envolveu uma análise aprofundada do referido museu e a análise da lista de visitantes, com o propósito de obter informações detalhadas. Como resultado dessa investigação, constatou-se que o museu abriga amostras de minerais, rochas, solos, fósseis e artefatos indígenas característicos do estado do Paraná e de outras localidades. Além disso, o museu tem organizado visitas didáticas com alunos dos cursos de graduação da Universidade e, sobretudo, com colégios de Londrina e região. Desde sua criação, o museu já recebeu a visita de alunos oriundos de 37 municípios do estado do Paraná, 06 municípios do Estado de São Paulo, além de municípios do Mato Grosso do Sul, Pará e Acre, e até mesmo de países como França e da Espanha. Por meio de levantamento realizado através do livro de presença dos visitantes, foi possível contabilizar 1074 visitantes entre os anos de 2015 e 2017 permitindo estimar uma média de 350 visitantes por ano. Esses dados, demonstram o impacto significativo que o museu tem exercido sobre a sociedade ao longo dos anos, evidenciado pela quantidade de pessoas e localidades que já tiveram a oportunidade de visitá-lo.

Palavras-chave

Educação em Solos; Acervo; Abrangência.

Instituição financiadora

Capes.

Agradecimentos

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

ANA CAROLINA SILVA, PEDRO RODOLFO SIQUEIRA VENDRAME