Dados do Trabalho


Título

CONSTRUINDO SOLOS FÉRTEIS E PRODUTIVOS COM ADOÇÃO DO SPDH – SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS

Resumo

As boas práticas de manejo de solo vêm trazendo inúmeros benefícios para produtores que praticam SPDH - Sistema de Plantio Direto de Hortaliças principalmente na cultura do chuchu nos municípios de Antônio Carlos e Anitápolis.

Com o uso dos princípios preconizados pelo SPDH, as famílias envolvidas conseguiram aumentar, ao longo dos anos, a produtividade média do chuchu de 22 toneladas/ha/ano para 80 toneladas/ha/ano, com diminuição do uso de insumos e redução do custo de produção em até 70%.

As práticas como a cobertura permanente do solo e revolvimento restrito à linha de plantio melhoraram as condições físicas e biológicas do solo, que apresentaram incremento dos teores de matéria orgânica mesmo na região litorânea, que por suas características climáticas e edáficas favorecem a decomposição rápida desse material. Nesse caso, os agricultores devem ser rigorosos em produzir pelo menos 10 toneladas de matéria seca por hectare ano para promover a manutenção dessa matéria orgânica e romper barreiras físicas em profundidade.

Material e métodos utilizados foram a adoção por parte dos produtores de chuchu dos princípios que norteiam o SPDH e a amostragem de solos coletadas ao longo dos anos em diferentes propriedades que praticam o método na cultura de chuchu.  

Com o uso do manejo conservacionista, além da manutenção e aumento da matéria orgânica do solo, a cobertura permanente proporciona aumento da drenagem e porosidade pela formação de agregados, controle da temperatura com a diminuição da amplitude térmica trazendo conforto às plantas, favorece a sanidade das mesmas pelo equilíbrio gerado pelo incremento da biodiversidade, aumento na eficiência de utilização dos nutrientes, com consequente aumento na produtividade das culturas.

Os princípios do SPDH são uma excelente ferramenta a ser adotada pelos produtores na mitigação da degradação do solo e perdas de produtividade ao longo dos anos de cultivo, trazendo mais lucratividade e qualidade de vida aos agricultores.

Palavras-chave

SPDH, Matéria orgânica, Produtividade

Instituição financiadora

Epagri

Agradecimentos

Gerencia Regional Epagri Florianópolis

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

CASSIELE LUSA MENDES BLEY, JERONIMO VEPPO, ROSILDA HELENA FELTRIN, JOSUE SCHMITT, MARCELO ZANELLA, MAILA BERTÉ VOLPATO, RENATO GUARDINI