Dados do Trabalho


Título

POPULARIZAÇAO DA CIENCIA DO SOLO ATRAVES DO MUSEU DE GEOLOGIA E PEDOLOGIA DA UEL

Resumo

O solo é um elemento fundamental da vida e saúde dos ecossistemas em que vivemos. Apesar da sua importância, muitas vezes o solo é negligenciado e pouco valorizado. Nesse contexto, destaca-se o papel dos museus como importantes espaços para a preservação e a disseminação do conhecimento e da cultura. O Museu de Geologia e Pedologia da Universidade Estadual de Londrina inaugurado em 1993, encontra-se localizado no Centro de Ciências Exatas (CCE) e apresenta-se como um espaço importante para o desenvolvimento da popularização da ciência do solo. Neste estudo, o material utilizado consiste nos macropedolitos presentes no acervo do museu. O método adotado envolveu a análise e observação dos macropedolitos com o objetivo de investigar suas origens e as classes de solos disponíveis para observação e estudo. A partir da análise teve-se como resultado a identificação da importância que o museu desempenha na recepção de visitas educativas para as escolas de Londrina e região, apresentando coleções de amostras de solos, rochas, minerais e fósseis de diversas regiões do estado do Paraná e do Brasil. Recebe visitantes desde 2000, oriundos da comunidade externa e interna da UEL. Em relação aos solos, a coleção foi coletada de maneira sistemática em 1999, utilizando fórmicas de metal com dimensões de 15 cm de largura, 9 cm de profundidade e 2 metros de altura. A coleção compreende 21 macropedolitos e cada item é caracterizado por meio de informações detalhadas, como: classe de solo, localização, declividade, altitude, material de origem, e uso atual. De modo geral, as classes de solos presentes no museu referem-se aos: Argissolos, Latossolos, Neossolos, Cambissolos, Nitossolos, Organossolos, Paleossolos e Gleissolos. Com isso, o Museu da UEL e seu acervo desempenham um papel importante ao popularizar o conhecimento sobre o solo e o meio ambiente. Ao fornecer informações relevantes, permitem que a comunidade reflita e tome decisões mais responsáveis em relação ao uso do solo.

Palavras-chave

Educação em Solos; Pedologia; Solos do Brasil.

Instituição financiadora

Capes

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

ANA CAROLINA SILVA, PEDRO RODOLFO SIQUEIRA VENDRAME, JULLY GABRIELA RETZLAF