Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO DE MICRORGANISMO SOLUBILIZADOR AO PO DE MICAXISTO COMO FONTE DE POTASSIO PARA DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CULTURA DO MILHO (ZEA MAYS)

Resumo

O uso dos remineralizadores como fonte de nutriente para as plantas permanece com muitas lacunas em relação à sua eficiência agrônomica. O trabalho teve como objetivo verificar a eficiência de micaxisto moído (MCX, granulometria menor que 0,30 mm, com 3,7 % de K2O total) no fornecimento de potássio K para o cultivo de milho associado ao microrganismo solubilizador Bacilus megaterium. Foram realizados 4 tratamentos e 5 repetições em delineamento em blocos ao acaso, sendo: T1 - tratamento controle, sem fornecimento de K2O; T2 - KCl; T3 - MCX+Bm, T4 – MCX micaxisto. Utilizou Latossolo Vermelho coletado em Uberlândia, MG, com as seguintes características: pH em água = 5,6; capacidade de troca de cátions total =  3,31 cmolc.dm-3; saturação por bases = 20,77 %. Houve correção do solo com calcário dolomítico para aumentar a saturação por bases para 60%. As plantas foram semeadas em vasos contendo 1dm³ de solo e após a  germinação completa, durante o período de 30 dias, foi  fornecida solução nutritiva com omissão de K em intervalos de 7 dias . As doses de MCX e KCl foram calculadas para fornecer 140 mg.dm-3 de K2O a partir do teor do nutriente em cada fonte. As variáveis foram altura de planta, massa matéria úmida e massa matéria seca. As médias foram comparadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade. A utilização exclusiva do MCX promoveu crescimento em altura igual ao tratamento com omissão de K – Ap = T1 - 49,6 cm e T4 - 56,7 cm, inferiores, entretanto, aos tratamentos T2 - 62,84 cm e T3 - 60,42 cm. Já para Mu e Ms o T1 apresentou as menores médias (2,93g e 0,45g, respectivamente), em relação aos tratamentos T2 - 5,64g e 0,75g, T3 - 4,76g e 0,77g e T4 - 4,38g e 0,74g.  Os resultados demonstram que, a associação do microrganismo ao pó de rocha proporcionou resultados superiores, apesar baixa solubilidade do MCX. Considera-se que a associação dos microrganismos solubilizadores ao pó de micaxisto, possui potencial em melhor a eficiência do produto.

Palavras-chave

Remineralizador; Nutrição de plantas; Bacilus megaterium

Instituição financiadora

Agradecimentos

Agradeço aos meus amigos, à minha namorada, Karine e a minha família por sempre me incentivar a estudar e ir em busca dos meus sonhos. Além disso, agradeço a professora Araína pelos aprendizados e ensinamentos.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

Autores

FELIPE NASCIMENTO FARIA CARDOSO, LUÍS GUSTAVO DA CRUZ FREITAS, ARAÍNA HULMANN BATISTA