Dados do Trabalho


Título

A VIDA SOB NOSSOS PES: A CONTAÇAO DE HISTORIA COMO METODOLOGIA DE ENSINO DO SOLO

Resumo

Nos últimos anos, os registros da crescente popularização da Ciência do Solo advêm da importante atuação dos projetos de extensão e programas educacionais voltados ao ensino do solo, os quais visam, sobretudo, a sensibilização sobre esse recurso natural. Assim, o projeto de extensão “O solo na escola”, desenvolvido na Unioeste/Campus de Marechal Cândido Rondon-PR, tem por finalidade desenvolver atividades para auxiliar os professores que atuam na educação básica, propondo formações e oficinas pedagógicas, e experimentando práticas educativas e metodologias alternativas para ensinar os conteúdos sobre o solo. Nos atendimentos realizados com os estudantes (Ensino Fundamental, anos iniciais), a contação de história tem sido a prática e o encaminhamento metodológico escolhidos, pois favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e, muitas vezes, traz mensagens subjacentes que podem auxiliar na formação de valores, atitudes e conceitos científicos.  O livro escolhido para a contação de história foi a “A casa da vida, Eu sou um Solo Vivo”, publicado e disponibilizado pela Embrapa/Solos. O objetivo de usar essa obra foi abordar a importância do solo, considerando a existência da fauna edáfica e toda a dinâmica das populações de microrganismos presentes no solo. Embora esses microrganismos não sejam frequentemente ‘vistos’; eles desempenham papéis essenciais, complexos e interconectados nos ecossistemas terrestres, contribuindo para o funcionamento equilibrado do sistema solo. Para estimular a interação com as crianças, bem como sua imaginação, a história é contada com a utilização de fantoches da fauna do solo produzidos em feltro. Durante a contação da história estimula-se a participação dos estudantes, que relatam suas experiências e vivências, e dialoga-se sobre as formas de proteger o solo, tornando o conhecimento científico acessível e compreensível, de maneira lúdica. Isso resulta em uma aprendizagem significativa para as crianças.

Palavras-chave

Metodologias de ensino; Fauna edáfica; Ensino de Solos; Educação Básica; Fantoches;

Agradecimentos

Agradecemos a Pró-Retoria de Extensão da Unioeste e a Fundação Araucária pelo apoio financeiro ao Projeto de Extensão “O solo na escola”.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

MATEUS MARCHESAN MARCHESAN PIRES, VANDA MOREIRA MARTINS, GUSTAVO STRAPASSONI DE SOUZA, ERICSON HIDEKI HAYAKAWA