Dados do Trabalho


Título

GOVERNANÇA DO SOLO: O PAPEL DA PESQUISA PARA A CONSERVAÇAO DAS TERRAS AGRICOLAS NO PARANA

Resumo

O estudo apresenta uma abordagem histórica, a partir de 1970, das principais ações em governança do solo implementados no Paraná, com foco no papel das instituições de pesquisa no embasamento dos programas governamentais.

O objetivo do estudo é detalhar como as iniciativas da pesquisa e ATER contribuíram para a agricultura conservacionista no Paraná e situar os desafios atuais para o reestabelecimento de uma governança forte dos solos no estado.

Foi realizada uma revisão histórico-bibliográfica, tendo como fontes de informações relatórios de projetos de pesquisa e de programas de manejo e conservação de solos e agua desenvolvidos no Paraná.

As ações da pesquisa desenvolveram tecnologias conservacionistas, foram difundidas pela ATER e alcançaram ampla adoção pelos produtores paranaenses. Mais recentemente, a atuação da pesquisa tem sido para indicar os fatores que devem direcionar os esforços para a retomada da conservação do solo e da água no estado. O amplo trabalho de planificação de uso, manejo e conservação dos recursos naturais evidenciado no estudo sugere que uma governança forte em solo e água se desenvolveu no Paraná, com destaque, considerando o seu pioneirismo, duração e alcance, para as ações em microbacias hidrográficas e o desenvolvimento do Sistema Plantio Direto (SPD). Contudo, o sucesso em tornar-se referência em conservação requer permanente vigilância, porque com o passar do tempo foi se constituindo, sobretudo entre os agricultores, a percepção errônea de que com o plantio direto o problema da erosão estaria solucionado, e muitos passaram a negligenciar ou abandonar práticas  conservacionistas, como o uso de terraços, operações agrícolas em nível e rotação de culturas. Isso fez recrudescer problemas conhecidos de erosão e de perda de água no sistema.

As características e os instrumentos da nova estratégia paranaense para retomada de uma governança efetiva do solo, com  articulação de políticas públicas e parcerias público-privadas, são relacionados.

 

Palavras-chave

Pesquisa agrícola.. Agricultura conservacionista. Políticas públicas.

Instituição financiadora

Instituto de Desenvolvimento Rural IAPAR-EMATER

Agradecimentos

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.4 – Planejamento do Uso da Terra

Autores

TIAGO PELLINI, GRAZIELA MORAES DE CESARE BARBOSA, TIAGO SANTOS TELLES