Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO MECANISMO DE PROTEÇAO FISICA DE MICROAGREGADOS EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇAO AGROPECUARIA

Resumo

Os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPAs) têm sido uma estratégia para melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo, pois, contribuem para melhora estrutural do solo, através da formação e estabilização dos agregados, promovendo a proteção física do carbono (C). Com isso, o C dentro de agregados torna-se inacessível aos microrganismos influenciando assim no estoque de C no solo. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o mecanismo de proteção física do C associado aos microagregados em SIPAs, através da quebra de macroagregados a fim de isolar microagregados oclusos dentro desses macroagregados. Esse processo permite a separação das frações de areia e matéria orgânica particulada (>250 μm), microagregados oclusos (53 a 250 μm) e silte e argila oclusos (<53 μm). Na área no município de Caiuá-SP, em um Latossolo Vermelho-Amarelo de textura arenosa, foram coletadas amostras semi-deformadas de solo na profundidade de 0 a 10 cm nos seguintes sistemas: i) Mata Nativa (MA); ii) Pastagem (PA); iii) Integração Lavoura-Pecuária com Urochloa brizantha (ILPb); iv) Integração Lavoura-Pecuária com Megathyrsus maximus (ILPp). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e  comparados pelo Teste de Scott Knott (p<0,05). A PA apresentou maior porcentagem de microagregados inter-macroagregados em relação aos demais sistemas (72%), sendo superior a MN (38%) provavelmente devido à diferença textural entre essas áreas. Nos demais sistemas a ILPb se mostrou mais promissora (62%) em relação a ILPp (55%). Acredita-se que essa diferença observada está relacionada ao tempo de cada sistema, uma vez que a PA consiste em uma área de longa duração, sem perturbação do solo, com grande aporte de biomassa de raízes. O preparo de solo para implementação dos SIPAs contribuiu para o rompimento de agregados, e o curto período (3 anos) de implantação ainda não foram suficientes para mostrar melhoras na proteção do C. 

 

Palavras-chave

estabilização dos agregados; perturbação do solo; rompimento de agregados.


Instituição financiadora

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Agradecimentos

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela bolsa de Iniciação Científica (#120961/2022-9) e SOHMA - Soil Health & Management Research Group.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água

Autores

JOÃO VICTOR MÜLLER ANTIGO, BEATRIZ DA SILVA VANOLLI, LAURA COLTRO ESTELLA, PEDRO CHUDZIK, GUILHERME JOSÉ TELES, MARIA EMÍLIA MOREIRA MAROSTICA, MAURÍCIO ROBERTO CHERUBIN