Dados do Trabalho
Título
POPULARIZAÇAO DA CIENCIA DO SOLO: PRODUÇAO DE MATERIAL DIDATICO PARA A COMUNIDADE SURDA
Resumo
É sabida a importância do solo em diversas funções essenciais à sobrevivência dos seres vivos no planeta e a importância de difundir de maneira ampla e acessível este conhecimento para a sociedade em geral. Este projeto teve como objetivo a criação de material didático-pedagógico, voltados para alunos surdos e professores dos cursos técnico e tecnológico das áreas de ciências agrárias e afins, os quais necessitam adaptar metodologia para alunos surdos, bem como adaptar ao público da comunidade surda em geral que se interessem pelo tema. Contou-se com equipe multidisciplinar composta de intérpretes de LIBRAS, uma professora da área agronômica, uma professora da área de química, um professor de Letras LIBRAS, um aluno surdo do curso de Licenciatura de Letras LIBRAS e uma aluna do curso de Tecnologia em Agroecologia. Como metodologia foi realizada pesquisa bibliográfica a fim de identificar possíveis sinais já utilizados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Em uma segunda etapa foram realizados experimentos sensoriais para identificação das principais características morfológicas das classes de solo, cor, textura, estrutura etc. Foram realizadas vistas ao Museu do Solo de Roraima e Laboratórios de Solo da UFRR. A partir desta etapa, sinais criados pelo aluno surdo foram submetidos à validação pela comunidade surda, sendo promovido para este fim, encontros no Museu do Solo de Roraima. Todos os sinais identificados e criados foram incorporados na descrição dos conceitos que se pretendia apresentar. Foram fotografados e filmados para preparação e apresentação em material audiovisual e e-books e divulgação em ambiente virtual. Como resultado destaca-se a produção do sinalário com sinais em LIBRAS para os seguintes termos: pedologia, pedon, solo, ciência do solo, solo argiloso, solo arenoso, agregados, entre outros. Entende-se que a partir de trabalhos como este pode-se garantir uma maior inclusão e acessibilidade do conhecimento do solo.
Palavras-chave
LIBRAS, educação em solo, química, surdez, acessibilidade
Agradecimentos
Agradecimento à Divisão de Acessibilidade da UFRR.
Área
Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Autores
LUCIANA DA SILVA BARROS, CÁSSIO ALMEIDA RODRIGUES, DALCIDES SANTOS ANICETO JÚNIO, EDNALVA DANTAS RODRIGUES DA SILVA DUARTE, LÍVIA DA SILVA RIBAS, MARILEUZA PINHEIRO DUARTE, MIQUEIÁS AMBROSIO SANTOS