Dados do Trabalho
Título
REABILITAÇAO AGROAMBIENTAL DE 83 BACIAS HIDROGRAFICAS, NO ESTADO DE SAO PAULO, UTILIZANDO A LEGISLAÇAO CONSERVACIONISTA
Resumo
O estado de São Paulo possui uma legislação conservacionista, aplicada pela Defesa Agropecuária (CDA) e que constitui uma ferramenta de preservação do solo, pois permite substituir a aplicação da penalidade por um de projeto de recuperação do solo. O objetivo do trabalho foi utilizar a legislação como ferramenta de transformação da agricultura convencional em agricultura conservacionista, com ênfase na recuperação de Bacias Hidrográficas (BH). A CDA tem competência exclusiva para a aplicação da legislação estadual do uso, conservação e preservação do solo agrícola. Há 22 anos essa legislação vem sendo aplicada para disciplinar o uso do solo, minimizando processos erosivos, aumentando a produtividade agropecuária no Estado e preservando o meio ambiente. Nos últimos 20 anos, passou-se a utilizar imagens de satélite para identificar as erosões, inovando as fiscalizações. O trabalho resultou em 884.340 ha, com 21.967 propriedades reabilitadas, transformando pastagens degradadas em áreas produtivas e estimulando práticas como: Plantio Direto e ILPF, como forma de proteção do solo. Foram fiscalizadas 83 bacias hidrográficas, com 2.844 propriedades fiscalizadas, com área de 238.138 ha, cujos agricultores envolvidos implantaram projetos conservacionistas. Destacam-se: Rio Lençóis, Córrego Água Limpa e o trabalho de maior relevância, Rio do Peixe, em Marília, onde, nos mais de 53.000 ha correspondentes ao trecho da BH, onde foram fiscalizadas 176 propriedades, equivalentes a 14.076 ha em Vera Cruz, 82 propriedades, sendo 8.125 ha em Ocauçu e 153 propriedades em mais de 30 mil ha, localizadas no município de Marília. Desta forma, a aplicação da legislação conservacionista tem gerado resultados transformadores na agropecuária paulista, com mudança de hábito de agricultores e a disseminação do conhecimento a respeito desta legislação é de grande importância.
Palavras-chave
Conservação do Solo e Água; Integração Lavoura Pecuária Floresta; Plantio Direto.
Agradecimentos
Os autores agradecem os Engenheiros Agrônomos que executaram esse importante trabalho, que vem cuidando do bem estar da sociedade.
Área
Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água
Autores
OSWALDO JULIO VISCHI FILHO, MARIA ARGENTINA NUNES DE MATTOS, OSCAR YOSHIKATSU KANNO, ROBERTO MIKIO ARABORI, JOÃO FLÁVIO BERNARDONI CALDAS, MARIA APARECIDA GAZZOLI SAJOVIC MARTINS, ELISA ADRIANO