Dados do Trabalho


Título

ABUNDANCIA DE ACAROS E COLEMBOLOS DE UM SOLO CONSTRUIDO APOS 14,6 ANOS DE REVEGETAÇAO

Resumo

A recuperação do solo após a mineração de carvão envolve diferentes abordagens, das quais se engloba o retorno dos organismos da fauna edáfica.

O objetivo do trabalho foi avaliar a abundância de ácaros e colêmbolos, nas diferentes estações do ano, em um solo minerado em processo de recuperação. O estudo foi realizado na Mina de carvão de Candiota, sob concessão da Companhia Riograndense de Mineração, em um solo construído em 2003 e sob revegetação com as seguintes gramíneas desde 2007: Hemartria altissima, Cynodon dactylon, Panicum maximum, Urochloa humidicola e Urochloa brizantha. Para a captura dos organismos que habitam a interface serrapilheira-solo foi utilizada a armadilha de queda de tretzel e para a captura dos organismos que habitam o interior do solo foi utilizado o método do Funil Extrator de Tullgren. Esta captura ocorreu em 2 estações: verão (março de 2022) e inverno (agosto de 2022). 

No método da armadilha de tretzel a maior abundância de colêmbolos foi observada no inverno sob a revegetação de Urochloa brizantha e Urochloa humidicola, ambas com mais de 300 indivíduos, enquanto que no verão não houve diferença entre as gramíneas, variando entre 40 e 110 indivíduos. No método do Funil Extrator de Tullgren a população de colêmbolos foi similar no inverno e no verão oscilando entre 57 e 200 indivíduos. A maior abundância de ácaros foi observada no verão, independente da metodologia de captura, destacando-se a revegetação com Urochloa brizantha, onde foi observado na interface serapilheira-solo mais de 400 indivíduos, enquanto que no interior do solo o número de indivíduos ultrapassou 1300 indivíduos.

O solo construído sob revegetação de Urochloa brizantha apresentou maior potencial de retorno de ácaros e colêmbolos na área degradada da Mina de Candiota.

Palavras-chave

biologia do solo; recuperação de áreas degradadas; gramíneas perenes.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.5 – Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas

Autores

MARIA BERTASO DE GARCIA FERNANDEZ, MAURICIO DA SILVA DE OLIVEIRA, ADÃO PAGANI JUNIOR, LIVIA DE OLIVEIRA ISLABÃO, TAINARA VAZ DE MELO, ANA PAULA KNAPP, LIZETE STUMPF