Dados do Trabalho


Título

SOLOS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ITACOATIARA – AM

Resumo

O solo é um componente essencial do meio natural e humano, todavia, o manejo inadequado do solo pode levar a grandes prejuízos e principalmente a sua degradação. Desta forma, torna-se necessário o melhor entendimento do solo para a sua preservação. O trabalho apresentou como objetivo conscientizar estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre a importância do componente solo no meio ambiente e destacar sua importância para manutenção do ecossistema e para os organismos que dele dependem. O trabalho foi desenvolvido na escola Estadual Senador João Bosco no município de Itacoatiara-Amazonas. Foram desenvolvidas oficinas teóricas e práticas com o tema solo. Na oficina teórica foram realizadas palestras, vídeos e trabalhos em grupo. Nas oficinas práticas foram realizadas exibições e apresentações das experimentotecas de solos e aplicação de questionário. Foram aplicados questionários com dez perguntas para a avaliação dos 34 alunos participantes do projeto, uma aplicação no início do projeto, onde se objetivou a busca do entendimento dos alunos sobre o tema e, uma aplicação ao final do projeto para avaliar o conhecimento obtido após a realização das atividades. Os resultados obtidos através dos questionários mostraram que os alunos absorveram de maneira significante os temas abordados. No segundo questionário a questão com maior taxa de acerto foi sobre as funções do solo. As questões com maiores erros foram sobre composição do solo, erosão e degradação. No primeiro questionário geral houve 69% de acertos e 31% de erros, já o segundo questionário geral apresentou uma evolução para 87% de acertos e 13% de erros. Com isso, nota-se que há certo conhecimento sobre o tema, mas não de forma aprofundada. Isso ocorre devido o assunto sobre o tema ser limitado dentro das escolas, além da falta de tempo e de materiais didáticos apropriados dentro desse ambiente escolar. O projeto solos na escola foi importante para complementar os assuntos ministrados em sala de aula.

Palavras-chave

Ensino de solos; Educação ambiental; Ensino fundamental; Educação em solos.

Instituição financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

JAMILE DE SOUZA CAMPOS, VALESKA FARIAS CAXIAS, LUIS ANTONIO COUTRIM SANTOS, NOEME COSTA SANTOS, SIRLAN SOUZA SILVA, ELIZA GONÇALVES FONSECA, FREDSON BELCHIOR RODRIGUES