Dados do Trabalho


Título

SOLOS NO CURRICULO ESCOLAR: UMA AVALIAÇAO DE MATERIAIS DIDATICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS DE CAMPINAS/SP

Resumo

O solo é um recurso natural vital para a sobrevivência humana e de diversas espécies de organismos, porém sua má gestão ainda é uma questão a ser superada. Para tanto, é imprescindível que os processos educacionais destaquem a importância de sua preservação. Neste trabalho, buscou-se avaliar as informações sobre solos presentes em materiais didáticos adotados em três escolas no município de Campinas/SP. Realizou-se uma avaliação qualitativa dos materiais disponibilizados. De modo geral, no ensino fundamental enfatizam apenas as atividades agrícolas para produção de alimentos e combustíveis. A degradação do solo é um tema comum, todavia falham ao não abordarem as formas de manejo conservacionistas e medidas mitigatórias. A nomenclatura das classes de solos não é utilizada, sendo substituída por termos defasados. Não há esforço suficiente para relacionar solo e paisagem, prejudicando a compreensão da interdependência entre eles, dificultando que o aluno desenvolva autonomia na associação entre solos e demais assuntos relacionados. Na proposta do Novo Ensino Médio, destaca-se uma preocupação frequente na literatura: a lacuna na formação docente. Embora os materiais didáticos apresentem uma maior variedade de temas e busquem a interdisciplinaridade, a prática revela que professores sem formação específica assumem os Itinerários Formativos. No que diz respeito ao tema Solos, professores de Química, Física, Biologia e Geografia compartilham a responsabilidade pelos componentes do Itinerário. No entanto, quando analisamos as grades curriculares dos respectivos cursos de licenciatura na Universidade Estadual de Campinas, verificamos que apenas o curso de Geografia oferece uma disciplina específica voltada para o estudo dos solos. Nesse sentido, têm-se que a elaboração de materiais de apoio didático e cursos de formação continuada podem beneficiar professores e alunos ao tratar de assuntos relacionados aos solos nos diferentes anos dos ciclos básicos do ensino formal.

Palavras-chave

livro didático; itinerário formativo; educação

Instituição financiadora

PIBIC-EM/CNPq

Agradecimentos

A Bruna, Mariane e Paulo ao apoio no levantamento dos livros didáticos

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

DIEGO FERNANDES TERRA MACHADO, NATAN PINHEIRO DE FREITAS, FRANCISCO SERGIO BERNARDES LADEIRA