Dados do Trabalho
Título
USO DO FUNGO TRICHODERMA PROMOVE CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO QUANDO APLICADOS SOB PERCENTUAIS DE ADUBAÇAO QUIMICA EM RUCULA (ERUCA SATIVA)
Resumo
Dentre as hortaliças produzidas no Brasil, a rúcula (Eruca sativa) tem apresentado acentuado crescimento, tanto no seu cultivo como no consumo quando comparado com outras folhosas. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação localizada no Instituto de Ciências Agrárias - ICA, Área de Ciências do Solo, da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, município de Belém-Pará. O solo utilizado foi classificado como Latossolo Amarelo Distrófico de textura média, coletado na profundidade de 0-20 cm. O estudo teve como objetivo avaliar a influência da aplicação do fungo do gênero Trichoderma como promotor de crescimento aplicado em percentuais de adubação química na cultura da rúcula. A semeadura foi realizada em fevereiro de 2023, em bandejas de polipropileno de 100 células, e em cada célula foram colocadas 4 sementes. O transplantio das mudas ocorreu 12 dias após a germinação, acondicionadas em sacos plásticos com capacidade 1 dm³. Foi adotado o delineamento experimental inteiramente casualizado distribuídos em seis tratamentos: 20% da adubação química + Trichoderma; 40% da adubação química + Trichoderma; 60% da adubação química + Trichoderma; 80% da adubação química + Trichoderma; sem adubação + Trichoderma e um tratamento controle com 100% da adubação química recomendada e sem Trichoderma, cada tratamento com 7 repetições, totalizando 42 unidades experimentais. As variáveis de respostas foram o número de folhas por planta, altura da planta, comprimento da raiz, comprimento da parte aérea, peso por planta e área foliar. Os resultados foram submetidos à análise de variância pelo teste F à 5% de significância. Os dados de níveis quantitativos foram avaliados através de análises de regressão. Foram observados efeitos significativos da aplicação de Trichoderma que resultou em plantas mais vigorosas e de melhor qualidade, quando comparados ao controle. O percentual com 40% da adubação química foi mais eficiente, uma vez que proporcionou melhores resultados nas variáveis.
Palavras-chave
hortaliças; folhosas; influência.
Instituição financiadora
Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Área
Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.1 – Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Autores
NAIANE FRANCIELE BARREIRA DE MELO, LUIZ FELIPE CONCEIÇÃO TAVARES DE ASSIS, MARCO ANTÔNIO SOUZA PORTUGAL, MÁRIO DAVI COUTINHO SANTOS, EVELYN SANTOS RESQUE, FELIPE YUICHE CARVALHO IWABUCHI, JESSIVALDO RODRIGUES GALVÃO