Dados do Trabalho


Título

EFEITO RIZOSFERICO DE LEGUMINOSAS NO FRACIONAMENTO QUIMICO DO CHUMBO.

Resumo

A atividade de mineração tem se tornado um dos principais focos de contaminação de diferentes matrizes ambientais, como solos, sedimentos e corpos hídricos ao redor do mundo. Portanto, avaliar os fatores que influenciam a contaminação causada por essa atividade se faz necessário. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da rizosfera de plantas leguminosas e não leguminosas na disponibilidade de Pb em substrato composto por solo e doses crescentes de Pb (810, 3260 e 6560 mg kg-1), sendo a fonte de Pb rejeitos de mineração deste metal coletado na extinta mina de Boquira-BA, Brasil. As espécies leguminosas utilizadas foram a Algaroba (Prosopis juliflora), o Angico (Anadenanthera peregrina) e Moringa (Moringa oleifera) e uma forrageira (Urochloa ruziziensis). Após 120 dias de crescimento das espécies vegetais em casa de vegetação, o solo rizosférico foi separado por meio de agitação mecânica e coletado para análises de extração sequencial, onde avaliou-se o Pb nas frações: solúvel, trocável, associado aos carbonatos, associado à matéria orgânica, associado aos óxidos de Fe e Al amorfos, associado aos óxidos de Al cristalinos e residual. Os teores médios de Pb extraídos foram maiores na fração residual > óxidos de Al > carbonatos > óxidos de Fe e Al amorfos > matéria orgânica > solúvel > trocável. O solo cutilvado com M. oleífera foi o que apresentou com maiores teores de Pb recuperado nas maiores doses estudadas para todas as frações exceto para o Pb associado aos óxidos. Assim, os dados apontam para uma diferença na retenção do Pb em função da ocorrência das espécies estudadas, além de uma maior estabilização do metal na presença da M. oleífera, quando comparada com as outras espécies. 

Palavras-chave

boquira; carbonatos; metal pesado; moringa.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Este estudo foi parcialmente financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código Financeiro 001”.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.5 – Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas

Autores

EDVALDO RENNER DA COSTA CARDOSO, ISABELA CRISTINA FILARDI VASQUES, VICTÓRIA RODRIGUES LAURIA DO VALLE, ÉSIO DE CASTRO PAES, OLDAIR DEL ARCO VINHAS COSTA, EMANUELLE MERCÊS SOARES