Dados do Trabalho


Título

POTENCIAL DE LIXIVIAÇAO DE CHUMBO EM PILHA DE REJEITOS DE MINERAÇAO EM BOQUIRA-BA, BRASIL.

Resumo

No município de Boquira-BA assim como outros locais ao redor do mundo, foi alocodo por mais de 30 anos uma mineração de Pb e Zn. Assim como em outros locais, após a atividade de mineração, os rejeitos foram dispostos de forma inadequada no meio ambiente, representando risco de problemas socioambientais e de saúde pública. A presença de Pb no ambiente pode ocasionar além de problemas ligados a fauna e flora local, danos ao sistema nervoso imunológico em humanos e animais. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi de traçar o perfil de lixiviação do Pb na pilha de rejeito existente na zona urbana do município de Boquira-BA. Assim, amostras de rejeito foram coletadas em 3 locais, com 5 repetições cada ao longo da pilha, sendo eles: somente pilha, na pilha sob lixão (lixo) e pilha sob efeito da erosão (rampa). Além disso, as amostras foram coletadas em 5 profundidades diferentes até os 100 cm (0-10; 10-20; 20-40; 40-60, 60-80 e 80-100 cm). O perfil de lixiviação de Pb, foi realizado de acordo com o Toxicity Characteristic Leaching Procedure (TCLP, USEPA 1311) e os teores de Pb quantificados por espectroscopia de absorção atômica de chamas – FAAS (AA240FS, Agilent Technologies®, EUA). De forma geral, observou-se diferenças nos teores de Pb ao longo do perfil da pilha de rejeitos, com a área da pilha afetada pela erosão com o menor teor de Pb até os 10 cm (1990,43 mg/kg), contra 3116,43 e 3577 mg/kg na pilha e na pilha sob lixo, respectivamente. Além disso, existe uma tendência de aumento ou concentração nos teores de Pb entre os 40 e 60 cm de profundidade na área da pilha (3457,98 mg/kg) e até os 80 cm na área afetada pela erosão (3904,57 mg/kg), seguida de uma diminuição nos teores até os 100 cm analisados. Vale ressaltar que estes teores de Pb são muito elevados e representam elevado potencial de contaminação em condições de baixo pH do solo ou água que possa entrar em contato com a pilha de rejeito existente no local.

Palavras-chave

contaminação; metal pesado; mineração; rejeito.

Agradecimentos

Este estudo foi parcialmente financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código Financeiro 001”.

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.5 – Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas

Autores

EDVALDO RENNER DA COSTA CARDOSO, ISABELA CRISTINA FILARDI VASQUES, VICTÓRIA RODRIGUES LAURIA DO VALLE, ÉSIO DE CASTRO PAES, OLDAIR DEL ARCO VINHAS COSTA, EMANUELLE MERCÊS BARROS SOARES