Dados do Trabalho


Título

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE UM CAMBISSOLO APÓS TRÊS ANOS DE MUDANÇA DE MANEJO PARA SEMEADURA DIRETA

Resumo

A conservação do solo é importante do ponto de vista de sua estrutura, a qual tende a ter a estrutura original alterada pelo manejo, com consequente redução no volume de macroporos e aumentos no volume de micro e na densidade do solo.

A pesquisa se caracterizou pela avaliação de recuperação das características físicas do solo após mudança de uso da terra, manejo e cultivo do solo, avaliando a porosidade e densidade do solo.

O experimento está instalado desde 1988, num Cambissolo Húmico alumínico léptico sob diferentes uso e manejos. 1 semeadura direta; 2 rotação de preparos; 3 cultivo mínimo; 4 preparo convencional; e 5 solo sem cultivo e sem cobertura sob preparo convencional. Em 2015 todos os tratamentos foram convertidos em semeadura direta, SD1, SD2, SD3, SD4 e SD5, respectivamente. Amostras com estrutura não deformada, foram coletadas em anéis volumétricos e determinou-se a densidade, porosidade total, meso, macro e microporos. Os resultados submetidos a análise pelo teste de Tukey 5% pelo programa ASSISTAT.

No início, os tratamentos com históricos conservacionistas de solo apresentaram densidade média 0,95 kg dm-3 enquanto nos convencionais, valores de 1,23 kg dm3 , uma diferença de 33%. Após três anos de pesquisa, pequenas alterações ocorreram. A porosidade total do solo (Pt) apresentou  valores entre 43,9 e 70,9% entre os tratamentos, camadas e épocas de amostragem, após três anos houve aumento de Pt na camada superficial, em todos os tratamentos. O tratamento SD1 apresentou diferença em relação aos tratamentos com histórico convencional com e sem cultivo (SD4 e SD5) no qual os mesmos apresentaram uma Pt de 22% menor. A bioporosidade e a macroporosidade do solo não apresentaram diferença no início da  pesquisa, com valores acima de 10% nas camadas de 0-10 cm, nas demais ficou abaixo de 10%, valor considerado limite para o desenvolvimento das raízes.

A mudanças na conversão de uso da terra e manejo do solo melhoraram as características físicas do solo.

Palavras-chave

Conversão; manejo; porosidade.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água

Autores

NEURO HILTON WOLSCHICK, ILDEGARDIS BERTOL, FABRÍCIO TONDELLO BARBOSA, BÁRBARA BAGIO, LORIANE BERNARDI