Dados do Trabalho


Título

CARBONO ORGANICO TOTAL E FRACIONAMENTO DA MATERIA ORGANICA DE UM SOLO CONSTRUIDO AOS 14,6 ANOS DE REVEGETAÇAO

Resumo

Introdução: A recuperação de solos construídos é dependente da revegetação, devido ao desenvolvimento das raízes e a deposição da parte aérea das plantas na superfície do solo, o que influencia diretamente no teor de matéria orgânica do solo. O carbono orgânico total (COT) e suas frações químicas são importantes indicadores do estágio de recuperação de áreas mineradas.

Objetivo: Avaliar o teor de carbono orgânico total (COT) e sua frações químicas em um solo construído em processo de recuperação com gramíneas perenes por 14,6 anos.

Materiais e métodos: O estudo foi realizado na Mina de carvão de Candiota, sob concessão da Companhia Riograndense de Mineração, em um solo construído em 2003 e revegetado em 2007 pelas gramíneas: Hemartria altissima, Cynodon dactylon, Panicum maximum, Urochloa humidicola, Urochloa brizantha. Como tratamento controle utilizou-se uma área minerada sob revegetação com eucaliptos. Aos 14,6 anos de revegetação foi avaliada o teor de COT e suas frações químicas (C-Fúlvico, C-Húmico e C-Humina) na camada de 0-10 cm do solo construído. O COT foi determinado pelo método de combustão Walkley-Black (Tedesco et al., 1995) e o fracionamento químico pela metodologia de Benites et al. (2003).

Resultados: O COT no solo construído sob as gramíneas foi 30 a 54% superior (13,80 a 16,37 g kg-1), e as frações do C-Fúlvico e C-Humina foram, respectivamente, 35 a 76% (1,55 a 2,02 g kg-1) e 1 a 63% superiores (2,11 a 3,41 g kg-1) ao tratamento controle.

Conclusão: Após 14,6 anos de revegetação, os teores de COT, de C-Fúlvico e C-Humina foram consistentemente maiores nos tratamentos com as gramíneas. Esses resultados indicam a contribuição positiva das gramíneas na qualidade do solo, evidenciando o potencial de todas as espécies na recuperação de solos degradados.

Palavras-chave

Gramíneas perenes; Mina de carvão; recuperação de áreas degradadas.

Instituição financiadora

Agradecimentos

Área

Divisão 3 – Uso e Manejo do Solo: Comissão 3.3 – Manejo e Conservação do Solo e da Água

Autores

MAURICIO SILVA DE OLIVEIRA, MARIA BERTASO DE GARCIA FERNADEZ, LIVIA OLIVEIRA ISLABÃO, LUISA MENEZES DA SILVEIRA, BEATRIZ BRUNO DO NASCIMENTO, NATHALIA LOPES DE OLIVEIRA, PABLO MIGUEL