Dados do Trabalho
Título
O SOLO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conteúdo que os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica. Esse documento aborda a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é investigar como a BNCC aborda o solo e também propor como deveria ser abordado, levando-se em conta as onze funções do solo, documento publicado pela FAO. Para tanto, utilizou-se o documento oficial disponível no site do Ministério da Educação, onde buscou-se pela palavra-chave solo, em todas as áreas do conhecimento. Verificou-se que o solo é abordado, no Ensino Fundamental em Ciências da Natureza e Geografia. No Ensino Médio, o tema é abordado em Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas. Uma investigação em livros didáticos nos trouxe informações incompletas, incoerentes e, muitas vezes, conceitualmente erradas. São raros os livros didáticos que abordam o solo de forma correta, relacionando-o à outras disciplinas do currículo escolar. Outro agravante é que os professores das disciplinas onde o solo é mencionado, muitas vezes não tiveram nenhuma disciplina relacionada ao tema em seus cursos de graduação. Como resultado, eles reproduzem o conteúdo do livro didático que, na maioria dos casos, está conceitualmente errado. Por isso, a BNCC deveria dar um direcionamento melhor sobre o tema, para que o professor pudesse ser orientado a conduzir suas aulas sobre solos. Propõe-se um projeto interdisciplinar, onde todos os professores possam abordar o tema solo, de acordo com os níveis da educação básica. O projeto deve ser conceitualmente correto, envolver as onze funções do solo e ser interessante para os alunos, com aulas práticas. Por meio de projetos, com atividades lúdicas, práticas e com estudos do meio físico, os estudantes poderão ter mais interesse em estudar e conhecer melhor o solo.
Palavras-chave
Educação em Solos, Base Nacional Comum Curricular, funções do solo.
Área
Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Autores
DEBORAH DE OLIVEIRA, ADRIANA APARECIDA RIBON