Dados do Trabalho


Título

DIVERSIDADE BACTERIANA COMO INDICADOR DA RECUPERAÇAO DE SOLOS SEVERAMENTE DEGRADADOS DO CERRADO

Resumo

Microrganismos desempenham papéis importantes no solo (ciclos biogeoquímicos, fertilidade, decomposição de matéria orgânica, remediação de poluentes, agregação do solo, etc.) e sua plasticidade genética e fisiológica garantem adaptação a diferentes condições. Contudo, propriedades do solo (pH, matéria orgânica, nutrientes) e fatores ambientais (temperatura, água, vegetação) afetam esses microrganismos e as atividades antrópicas (agricultura, mineração, desmatamento...) influenciam não só a presença, mas também a diversidade da microbiota. Assim, avaliar a diversidade da comunidade bacteriana por sequenciamento de nova geração (NGS), em solo degradado em processo de recuperação há 24 meses foi objetivo do trabalho. Em área de solo degradado, devido a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira (SP), instalou-se experimento, reunindo composto orgânico, resíduo ovino (ROV), mix de sementes de 35 nativas de Cerrado (SMT), Stylosanthes sp. (EST), transposição de galharia (GALH) e revolvimento da camada superficial do solo, em parcelas de 5 x 5 m, totalizando 12 tratamentos e 4 blocos. Após 24 meses, amostras de solo foram coletadas na camada de 0 a 0,10 m. O DNA dos microrganismos do solo foi extraído e sequenciado com NGS, focando na região V4 do gene 16S rRNA (bactérias). A diversidade bacteriana foi avaliada pela riqueza geral (OTUs), índices de diversidade de Shannon e de Hill. Ao analisar os diferentes fatores adicionados separadamente, não foram encontradas diferenças estatísticas para ROV, SMT e EST. No entanto, a introdução de GALH apresentou diferenças para OTU (p = 0,08), Shannon (p = 0,08), e Hill (p = 0,04). A transposição da galharia à superfície favoreceu a diversidade bacteriana, possivelmente devido à redução da temperatura e à manutenção da umidade do solo, melhorando as condições do solo. Essas descobertas podem ter implicações importantes para a restauração de solos degradados e para o desenvolvimento de estratégias de manejo sustentável do solo.

Palavras-chave

comunidade bacteriana; resíduos; sequenciamento de nova geração.

Agradecimentos

Agradecemos à CAPES pela concessão de bolsas, à Unesp - Câmpus de Ilha Solteira e à UTRGV - University of Texas Rio Grande Valley pelo apoio, tornando possível a realização deste trabalho.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.1 – Biologia do Solo

Autores

THAIS SOTO BONI, KARLA NASCIMENTO SENA, ANA MARIA RODRIGUES CASSIOLATO, KATIA LUCIENE MALTONI, ENGIL ISADORA PUJOL PEREIRA