Dados do Trabalho


Título

ESTABILIDADE DE AGREGADOS EM ÁGUA AFETADA POR FRAÇÕES FÍSICAS DO CARBONO ORGÂNICO DO SOLO

Resumo

O carbono orgânico do solo (C) é conhecido por sua ação na formação e estabilização de agregados no solo. Entretanto, o C pode se apresentar em sua forma lábil e estabilizada, as quais podem ser quantificadas por meio da matéria orgânica particulada (POM) e da matéria orgânica associada aos minerais (MAOM). O objetivo deste estudo foi quantificar o efeito do C, POM e MAOM sobre a estabilidade de agregados em água. Amostras de solo foram coletadas nas camadas de 0-10 e 10-20 cm Latossolos com 25 (A25) e 37% (A37) de argila em áreas de Mata Nativa, Pastagem e Integração Lavoura-Pecuária/Eucalipto, um total de cinco blocos de solo (10 × 10 × 10 cm) foram coletados por área experimental e por camada de solo, totalizando 60 amostras. Em laboratório, as amostras foram secas em estufa (50 ºC) e passadas em peneira de 4,75-2,00 mm, e o C total, POM e MAOM foram determinados, os ensaios de estabilidade de agregados em água foram realizados utilizando um aparelho oscilador do tipo Yoder, para uma série de peneiras de 2,00, 1,00, 0,25, e 0,053 mm, após o ensaio, as amostras foram secas em estufas para determinação da massa seca de solo retida, e o DMP calculado. O coeficiente de correlação de Pearson (r) entre as frações de C e o DMP foi usado para examinar a existência de correlação, desse modo, os resultados revelaram para o A25, apenas MAOM apresentou correlação positiva com DMP (r = 0.36), enquanto para o A37, correlação positiva foi encontrada entre o DMP e C (r = 0.62), POM (r = 0.59) e MAOM (r = 0.67). Logo, esses resultados sugerem que a MAOM tem um papel positivo na estabilização de agregados em solos arenosos, enquanto POM e MAOM contribuem para estabilização dos agregados em solos com maiores teores de argila.

Palavras-chave

estabilidade de agregados em água e carbono orgânico

Instituição financiadora

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Agradecimentos

Guilherme José Teles agradece ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) pela bolsa de Iniciação Científica (#121215/2022-9). Renato Paiva de Lima agradece a FAPESP pelo suporte financeiro e bolsa de pós-doutorado (#2020/15783-4).

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

GUILHERME JOSE TELES, RENATO PAIVA DE LIMA, RAFAEL BRAGHIERI MELINNO, LAURA COLTRO ESTELLA, LEONARDO SANTANA PENATTI, BEATRIZ SILVA VANOLLI, MAURÍCIO ROBERTO CHERUBIN