Dados do Trabalho


Título

ATRIBUTOS FISICOS DO SOLO SOB INFLUENCIA DE PLANTIO DE BERTHOLLETIA EXCELSA BONPL NA AMAZONIA CENTRAL.

Resumo

O conhecimento dos atributos físicos do solo é muito importante para definir as práticas a serem adotadas no manejo. O objetivo do trabalho foi determinar e avaliar os atributos físicos do solo sob áreas de floresta nativa e áreas de plantios de castanheiras (Bertholletia excelsa Bonpl.). O estudo foi realizado no município de Itacoatiara-AM, em três áreas: uma área de floresta nativa (FN) e duas áreas sob plantio de B. excelsa Bonpl, uma área com idade de 3 anos (CA3) e outra com 25 anos (CA25). Foram amostrados 64 pontos, em três profundidades, de 0,00-0,20, 0,20-0,40 e 0,40-0,60 m, perfazendo um total de 192 amostras por área. Foram realizadas as análises de textura, densidade do solo (Ds), macro (MaP), micro (MiP), porosidade total (Pt), resistência do solo a penetração (RSP) e índice de estabilidade de agregados (IEA), os quais foram submetidos à análise estatística multivariada. Para a profundidade 0,0-0,20 m foram extraídos quatros componentes principais (CP) com uma variância explicada total de 78,6 %, correlacionados com DMG (0,96%), DMP (0,99%), IEA (0,88%) e as classes de agregados > 2,00 mm (0,96%), correlacionados de maneira positiva e atribuídos a área CA25. Na profundidade 0,20-0,40 m apresentou variância explicada total de 72,40 % e foram extraídos três CPs, os atributos de maiores correlações foram Argila (0,78%), MaP (0,60%) e Pt (0,81%), os quais tiveram correlação positiva, associados a área FN. A profundidade 0,40-0,60 m, explicou 74,8 %, das variáveis com correlação positivas foram com Ds (0,77%), RSP (0,65%) e MiP (0,77%), associados a área CA3. Os maiores valores de MaP, Pt, DMG, DMP, IEA e classe de agregados maiores que 2 mm e menores valores de Ds e RSP foram encontrados na área FN e CA25. Na CA3 foram encontrados maiores valores de RSP, Ds e menores valores de estabilidade de agregado. Os resultados mostram o impacto inicial nas propriedades físicas do solo (CA3) e o estabelecimento de um novo equilíbrio ao passar do tempo (CA25).

Palavras-chave

solos amazônicos; qualidade do solo; sistema florestal; solos florestais; análise multivariada.

Instituição financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

ANDERSON DE HOLANDA JARDIM, LUIS ANTONIO COUTRIM DOS SANTOS , ROMÁRIO PIMENTA GOMES , RICARDO AUGUSTO SERPA CERBONCINI, NOEME DA COSTA SANTOS , ALEXANDRE GOMES DE OLIVEIRA, SIDNEY NOGUEIRA BELEM