Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE FISICA E QUIMICA EM SOLOS FRAGEIS UTILIZANDO SIPAS

Resumo

O sistema integração lavoura-pecuária visa a sustentabilidade, procurando explorar o máximo da área, de uma maneira raciona, além de diminuir os impactos sobre as propriedades do solo e diminuição dos custos de produção. O presente trabalho teve por objetivo estudar os atributos físicos e químicos de um Latossolo em um sistema de integração lavoura-pecuária após quatro anos de implantação do sistema. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com três repetições e compostos por 7 tratamentos: 1 - Soja – Milho + Urochloa. ruziziensis (pastejo); 2 - Soja – Milho + Piatã (pastejo); 3 - Soja – Milho + Paiaguás (pastejo); 4 - Soja - Piatã (3 anos de pastejo); 5 - Soja - Paiaguás (3 anos de pastejo); 6 - Soja – milho (Semeadura direta); 7 - Soja – milho (Preparo convencional). O experimento foi instalado na Fazenda Vô Altino do grupo Facholi, no município de Caiuá/SP, em solo classificado como Latossolo Vermelho. Foram realizadas avaliações levando em consideração atributos físicos e químicos do solo, sendo eles: resistência mecânica a penetração das raízes, umidade do solo e matéria orgânica do solo. As análises de solo foram feitas em duas camadas do solo; 0,00-0,10m e 0,10-0,20m. Os resultados foram avaliados por análise de variância, correlação simples e teste de Tukey a 5 % de probabilidade para a comparação de médias. Para RP foram observadas diferenças nas duas camadas de solo estudada, sendo na camada 0-0,10 m os maiores valores no tratamento Soja-milho em PD e menor em Soja-Piatã. Na camada 0,10-0,20 m a maior resistência foi para Soja-milho+Piatã com pastejo e a menor em Soja-milho em PC. Para UG não foram observadas significâncias nas duas camadas. Em relação a MO as diferenças foram observadas na camada 0-0,10m. A RP ficou abaixo de 2MPa, fator que possibilita bom desenvolvimento para as raízes. A MO sofreu interferência dos tratamentos na camada 0-0,10m, os tratamentos com pastagem apresentaram maiores teores com destaque Soja-Piatã.

Palavras-chave

matéria orgânica; sistemas integrados; compactação do solo; qualidade do solo.

Instituição financiadora

Fundação AGRISSUS; Grupo Facholi; FCAT UNESP Dracena-SP.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, a família e amigos, ao corpo docente UNESP e ao Grupo de Experimentação em Nutrição e Adubação de Plantas (GENAP).

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

JOSE AUGUSTO LIBERATO DE SOUZA, CAROLINA DOS SANTOS BATISTA BONINI, REGES HEINRICHS, RAFAEL LUIZ SANCHES PERUSSO, LUCAS DOS SANTOS TEIXEIRA, MELISSA ALEXANDRE SANTOS, GELCI CARLOS LUPATINI