Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DO ESTRESSE MECANICO E HIDRICO EM NITOSSOLO NA TAXA DE ALONGAMENTO RADICULAR DE SOJA

Resumo

As limitações físicas do solo, tais como o estresse mecânico, hídrico e térmico afetam diretamente o crescimento radicular e a produtividade de grãos das culturas agrícolas. 

O objetivo deste trabalho foi parametrizar a relação da taxa de alongamento radicular da soja em função da resistência do solo à penetração.

Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com 3 repetições, em esquema fatorial 5x2 (estresse mecânico x estresse hídrico): cinco densidades do solo (1,07; 1,14; 1,22; 1,30; 1,37 g.cm-3) e dois conteúdos de água (0,18; 0,22 kg kg-1). Amostras de solo da camada de 0-20 cm de um Nitossolo Vermelho com textura muito argilosa (51% argila, 33% areia, 16% silte), preencheram cilindros de PVC de 15 cm de altura e 5 cm de diâmetro, onde plântulas de soja foram transplantadas e incubadas por 4 dias em câmaras de germinação, submetidas a diferentes níveis de compactação, para avaliação do crescimento radicular. Determinou-se a taxa de alongamento radicular pela relação entre o comprimento da raiz principal e o tempo de incubação (cm dia-1) e a relação da resistência do solo à penetração com a umidade e densidade do solo.

O aumento da resistência do solo à penetração impactou negativamente a taxa de alongamento das raízes da soja para duas condições de umidade e foi encontrada uma função exponencial negativa, com coeficiente de determinação igual a 0,93, verificando a proximidade dos dados à linha de regressão. O aumento de 2,0 para 3,0 MPa na resistência à penetração, resultou em queda de 1 cm por dia na taxa de alongamento radicular. A maior diferença entre as taxas de alongamento radicular das amostras com potenciais matriciais distintos foi na densidade 1,30 g/cm3, de 2 cm por dia.

Em síntese, encontrou-se uma curva de regressão entre resistência à penetração e  taxa de alongamento radicular da soja, sendo que o conteúdo de água teve impacto na taxa de alongamento radicular mesmo sob densidades iguais.

Palavras-chave

alongamento radicular; Glycine max; resistência do solo à penetração.

Instituição financiadora

Processo FAPESP: 23/01463-6
Projeto Agrisus: PA 3534/23

Agradecimentos

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

ANA LAURA HADDAD BISTANE, ISABELA ANDRADE COSTA, LUCAS HENRIQUE AMARO SILVA, MATHEUS BATISTA SILVA, JOHN KENNEDY SANTOS, RENAN CALDAS UMBURANAS, MOACIR TUZZIN MORAES