Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇAO DAS QUALIDADES FISICAS DE UM CAMBISSOLO DA AMAZONIA INDUZIDAS POR TRAFEGO DE TRATOR

Resumo

A mecanização agrícola permite a otimização de processos e recursos, contudo, é possível causar a deteriorização físicas do solo, ocasionando preocupação nas áreas de expansão agrícola da Amazônia. Dito isso, objetivou-se avaliar os atributos físicos do solo sob diferentes estados de compactação por tráfego de trator na região sul do Amazonas. O estudo foi realizado em um Cambissolo no sul do Amazonas. O experimento constituiu três tratamentos com 12 repetições, em blocos casualizados: PC - preparo convencional do solo sem compactação adicional; PCc4 e PCc8 – preparo convencional do solo com compactação em quatro e oito passadas de trator, respectivamente. A análise dos dados foi realizada por análise de componentes principais (CPs), a qual foi eficiente na distinção do manejo convencional com e sem compactação adicional. A partir da análise de CP foi possível identificar as variáveis com maior potencial discriminatório para cada tratamento. Os autovetores apresentam uma medida da relativa importância de cada variável, em relação às CPs. Na sequência (0,05–0,10m) o diâmetro >2 mm, <2 mm, densidade do solo (Ds), Us e porosidade total (Pt) melhor colaboraram na CP1, enquanto que o diâmetro médio geométrico na CP2. Por fim, na camada 0,10 - 0,20m, a Us, Pt e a micro contribuíram para a CP1 e agregados >2 mm e <2 mm para a CP2. O preparo com compactação adicional afeta significativamente os atributos físicos na profundidade até 0,10 m; e apenas a Us não difere com preparo do solo, independente da profundidade. Níveis de tráfego a partir de quatro passadas resultam no aumento significativo da Ds e macroporosidade na camada 0,0 – 0,05 m, e resistência do solo á penetração e a Pt na camada até 0,10 m, evidenciando maior cautela na trafegabilidade do solo a partir deste ponto, contudo, oito passadas ocasionaram as maiores alterações na qualidade física desses atributos, se diferindo significativamente nas duas primeiras camadas estudadas para RSP e Pt.

Palavras-chave

solos Amazônicos; compactação; análise multivariada; atributos físicos; mecanização.

Instituição financiadora

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo

Autores

ROMÁRIO PIMENTA GOMES, LUÍS ANTÔNIO COUTRIM SANTOS, ANDERSON CRISTIAN BERGAMIN, LAÉRCIO SANTOS SILVA, MILTON CÉSAR COSTA CAMPOS