Dados do Trabalho


Título

VARIABILIDADE ESPACIAL E DENSIDADE AMOSTRAL DE ATRIBUTOS FISICOS DO SOLO EM SISTEMA AGROFLORESTAL NO MEDIO AMAZONAS

Resumo

As alterações dos ambientes naturais da região por ambientes antropofizados, podem modificar os atributos físicos do solo. Sendo assim, são necessários estudos que otimizem o planejamento amostral na região. Por isso, objetivou-se avaliar a variabilidade espacial dos atributos físicos do solo e determinar a densidade amostral de coleta em uma floresta nativa e sistema agroflorestal no médio Amazonas. O estudo foi realizado em Silves, município localizada no Médio Amazonas. Foram avaliadas duas áreas contínuas, uma de floresta nativa e outra com sistema agroflorestal (SAF) há 22 anos. Foram estabelecidas malhas de 70x70m, e demarcados pontos nos cruzamentos dessas malhas, espaçados a cada 10 m, totalizando 64 pontos por área. Esses pontos foram georreferenciados e, em seguida, realizaram-se as coletas de solo em cada ponto da malha na profundidade de 0,00 - 0,10 m, e em seguida foram realizadas análises físicas do solo. Para caracterizar a variabilidade, utilizou-se a geoestatística com uso de semivariogramas. O alcance dos semivariogramas foi aplicado para determinar a densidade amostral mínima de coleta a campo. Os atributos físicos do solo estudados apresentaram estrutura de dependência espacial explicada pelo modelo esférico e exponencial, variando de alto a médio grau de dependência espacial. A RSP, Ds e microporosidade em área de floresta apresentaram maior alcance, e relativa redução na densidade amostral em relação ao SAF, todavia as duas áreas apresentam média geral semelhante, devido a Pt e macroporosidade serem favoráveis ao SAF. Contudo, apesar da conversão dos ambientes florestais para ambientes cultivados em um sistema de cultivo conservacionista, como o SAF, pode ser responsável por aumentar estatisticamente os valores dos atributos físicos do solo, porém não demonstram alterações drásticas, devido ao período de implementação de cultivo do SAF, ao qual tende ao equilíbrio do sistema em função do tempo, implementação e manutenção correta do sistema.

Palavras-chave

solos Amazônicos; plantio florestal; qualidade física do solo; pedometria; geoestatística.

Instituição financiadora

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 1 – Solo no espaço e no tempo: Comissão 1.3 - Pedometria

Autores

ROMARIO PIMENTA GOMES, LUÍS ANTÔNIO COUTRIM SANTOS, ALEXANDRE GOMES OLIVEIRA, ADRINNA MORAIS COELHO SILVA, ANDERSON HOLANDA JARDIM, NOEME COSTA SANTOS, LOHANNE VITOR CARVALHO