Dados do Trabalho
Título
RELAÇAO DA RESISTENCIA DO SOLO A PENETRAÇAO COM FRAÇOES DE C E C TOTAL EM SOLO ARENOSO.
Resumo
O carbono orgânico (C) funciona como agente cimentante de agregados do solo. Porém, a estabilidade conferida pelo C pode atuar de formas variadas no solo, resultando em aumento resistência física com o tempo. O C total pode ser dividido em duas frações: lábil e estável. Essas são quantificadas por meio da matéria orgânica particulada (MOP) e da matéria orgânica associada aos minerais (MOAM), respectivamente. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do C, MOP e MOAM na resistência do solo à penetração (RP). Para isso, amostras indeformadas foram coletadas em 4 diferentes condições de uso da terra: fragmento de Mata Atlântica, área de monocultivo de pastagem e duas áreas de Sistema ILP (Integração Lavoura-Pecuária), com um total de 36 pontos amostrais. A mensuração da RP foi feita na amostra indeformada sob potencial mátrico de -6 kPa. Adicionalmente, fez-se a estabilidade de agregados por meio da tamisação à úmido separando-os em macroagregados (0,250- 8 mm) e microagregados (0,053 – 0,250mm). Esses foram submetidos ao fracionamento do C para elucidar MOP e MOAM presente nos agregados e ainda, calculou-se o índice de labilidade (iL) do C. Os dados foram examinados através de análise de correlação (r). Os resultados mostraram correlação positiva (r = 0.48, p<0,01) da RP com a MOP presente nos macroagregados e correlação positiva entre a RP e o iL (r = 0.48, p<0,01), evidenciando que o C lábil presente nos macroagregados aumenta a RP do solo devido a estabilidade conferida pelo C. Nos microagregados houve ausência de correlação significativa para as frações de C e RP. Os resultados desse estudo sugerem que o C lábil (MOP) presente em macroagregados é o principal componente responsável por conferir resistência mecânica ao solo em reflexo da maior estabilidade dos agregados. Com isso, conclui-se que independente do manejo ou uso da terra, o incremento de C lábil no solo pode refletir em aumento da resistência do solo à penetração.
Palavras-chave
Carbono, agregados, estabilidade.
Instituição financiadora
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Processo #2020/15230-5; #2022/14212-9; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e SOHMA - Soil Health & Management Research Group.
Área
Divisão 2 – Processos e Propriedades do Solo: Comissão 2.2 – Física do Solo
Autores
PEDRO CHUDZIK, BEATRIZ DA SILVA VANOLLI, JOÃO VICTOR MÜLLER ANTIGO, GUILHERME JOSÉ TELES, LUAN APARECIDO FERREIRA CAMPOS, RENATO PAIVA LIMA, MAURÍCIO ROBERTO CHERUBIN