Dados do Trabalho


Título

PESPECTIVAS E DEBATES SOBRE PEDODIVERSIDADE

Resumo

A pedodiversidade corresponde ao campo da geodiversidade que busca reconhecer e valorizar a diversidade de solos que compõem uma paisagem. Enquanto estudos iniciais sobre geodiversidade remontam à década de 1980, publicações sobre pedodiversidade associados à geodiversidade são mais recentes, surgindo a partir dos anos 2000 como uma possibilidade de valorizar a diversidade pedológica a partir de um viés patrimonial, considerando os solos um bem repleto de valores associados. Com isso, este estudo realizou uma revisão de conteúdo sobre o que vem sendo produzido acerca do tema de pedodiversidade na esfera da geodiversidade, compreendendo quais as principais discussões realizadas e tendências atuais de pesquisa. Para tanto, a metodologia consistiu no (i) levantamento bibliométrico pela plataforma de periódicos Scopus; e (ii) análise de conteúdo dos documentos encontrados. A análise evidenciou que essa disciplina conta com uma produtividade científica em estágio de desenvolvimento teórico, visando o aprimoramento conceitual e de técnicas para o reconhecimento da pedodiversidade. Todavia, muitos desses estudos abordam a pedodiversidade de modo desconexo ao conceito da geodiversidade, apresentando, por vezes, um viés econômico voltado à produtividade, indicando que os solos foram por anos estudados quase que exclusivamente enquanto recurso para agricultura e silvicultura. Além disso, alguns trabalhos de cunho aplicado analisam áreas em escala regional ou nacional, dificultando o processo de identificação de características culturais locais que permitem a legitimação dos solos como um patrimônio. Eventualmente, o valor cultural dos solos chega a ultrapassar o científico, como por exemplo, em processos de reconhecimento territorial de comunidades tradicionais. Nestes casos, são justamente os aspectos culturais de abrangência local que contribuirão para a conscientização da população sobre o valor da terra onde habitam.

Palavras-chave

Patrimônio Pedológico; Bibliometria.

Instituição financiadora

UNIEDU/FUMDES/Pós-graduação

Agradecimentos

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

ISABELLA DE CARVALHO SOUZA, JAIRO VALDATI, MARIA CAROLINA VILLAÇA GOMES