Dados do Trabalho


Título

HORTA ESCOLAR: UMA FORMA DE ENSINO SOBRE A IMPORTANCIA DOS SOLOS

Resumo

Espaços interdisciplinares proporcionam aos alunos maiores chances de absorver conteúdos vistos em sala de aula, proporcionando formas dinâmicas de aprendizagem. É neste sentido que hortas escolares podem contribuir na formação de crianças e adolescentes, ao relacionarem as varias propriedades do solo com questões sobre alimentação saudável, por exemplo, bem como auxiliar em formas de preservar o meio ambiente ao produzir alimentos de maneira mais orgânica. O objetivo deste trabalho foi contribuir na formação de alunos do ensino fundamental sobre a relevância de entender sobre os solos, sua importância e modos de preservá-los, ao construir uma horta nas dependências de uma instituição de ensino no município de Itacoatiara-AM. Foram construídos canteiros no pátio da escola utilizando madeiras, sendo preenchidos com terra preta misturada com cinzas de madeira; uma vez limpos e preenchidos, a semeadura foi realizada de acordo com os espaçamentos necessários para cada hortaliça. Durante a realização do estudo, foram ministradas palestras abordando a temática solos e a importância de hortas escolares, onde os alunos foram levados a conhecer na prática. Ao final do acompanhamento, foi aplicado um questionário aos alunos (as) participantes com perguntas abertas e fechadas, para avaliar se os conteúdos ministrados se mostraram satisfatórios na compreensão dos temas abordados. Os resultados mostraram que apesar do conteúdo ministrado, elas ainda sentem dificuldades em definir o que é solo e sua importância, sendo que muitos não responderam ao questionamento sobre a definição de solos para eles. Apesar da dificuldade, 90% dos alunos marcaram que é importante preservá-lo, assim como é importante para os seres vivos, sendo que 82% marcaram que as plantas ajudam a proteger o solo. Conclui-se que atividades práticas contribuem com a aprendizagem sobre solos e que mais iniciativas são necessárias para que haja uma melhor assimilação sobre educação em solos. 

Palavras-chave

Educação em solos; solos na escola; horticultura; educação ambiental.

Instituição financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo

Autores

VITÓRIA DA SILVA RIBEIRO, LUÍS ANTÔNIO COUTRIM DOS SANTOS, SIDNEY NOGUEIRA BELÉM, JOÂNDRIA DE OLIVEIRA GARCIA, SIMEÃO GOMES TEXEIRA, ELIZA GONÇALVES DA FONSECA, JAMILE DE SOUZA CAMPOS