Dados do Trabalho
Título
A CURRICULARIZAÇAO DA EXTENSAO NA CONCEPÇAO DA EDUCAÇAO EM SOLOS
Resumo
A educação em solos está presente em todos os níveis de ensino, do ensino básico até o superior. No ensino superior, as estratégias de construção do conceito de solos por meio de atividades de extensão em educação em solos são inovadoras e contagiosas. Elas permitem uma capacidade extraordinária de desenvolver as habilidades de pensamento crítico dos estudantes, ao despertar a sensibilidade e a criatividade, e promover a próxima geração de cientistas e líderes. Com a inserção da curricularização da extensão nos cursos de graduação, a educação em solos se tornou uma ferramenta promissora. A discussão sobre a educação em solos no ensino superior como proposta para a curricularização da extensão deve extrapolar os limites da relação entre os três princípios (ensino-pesquisa-extensão), tornando-se um importante item a ser inserido na formação curricular de estudantes e professores, com o objetivo de estabelecê-la como uma ponte de interação, compreensão e aplicação da construção de conceitos dos mais variados conteúdos sobre solos a serviço da sociedade. A implantação, implementação, acompanhamento e a avaliação das ações extensionistas voltadas para a curricularização da extensão contidas nos projetos de extensão em educação em solos devem ocorrer de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo FORPROEX: indissociabilidade, interdisciplinaridade, interprofissionalidade, produção acadêmica, dialogicidade, impacto na formação do estudante e transformação social. Como protagonistas nas atividades curriculares de extensão voltadas para a educação em solos, os estudantes melhoram o seu desenvolvimento profissional e pessoal, a responsabilidade social e ambiental, a conscientização, formam lideranças, confrontam dificuldades, elaboram atividades de valorização, e alcançam um público diversificado, que permite fortalecer a identidade da “Educação em Solos” ao reconhecerem o papel essencial do solo em suas vidas.
Palavras-chave
ensino superior; extensão; popularização
Instituição financiadora
Universidade Estadual de Goiás
Área
Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade: Comissão 4.1 - Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Autores
ADRIANA APARECIDA RIBON, DÉBORAH DE OLIVEIRA