Dados do Trabalho


Título

GENESE E CLASSIFICAÇAO DE SOLOS SOBRE FLORESTA E PASTAGEM NUMA TOPOSSEQUENCIA, NA REGIAO SUL DA AMAZONIA

Resumo

Os atributos do solo são influenciados pelas interações entre os fatores e processos de formação do solo dando origem as diferentes ordens de solos, que podem ser modificados pelas ações antrópicas. Diante disso, surge a necessidade de estudos detalhados de caracterização e classificação de solos em função da variação do relevo, servindo de base para planejamentos ambientais e agrícolas. Assim, objetivou-se caracterizar e classificar os solos sobre florestas e pastagens em uma topossequência no distrito de União Bandeirantes, Porto Velho-RO. Foi selecionada uma topossequência representativa da região nos pedoambientes de floresta e pastagens. Foram abertas trincheiras para caracterização morfológica e coleta de amostras para as análises dos solos, os quais foram classificados pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e pelo World Reference Base for Soil Resources. Os solos foram classificados em duas ordens: Latossolos (FERRALSOL) e Plintossolos (PLINTHOSOL). De maneira geral, os solos possuem baixa fertilidade sendo caracterizados como distróficos, apresentando baixos valores de pH, altos teores de alumínio, acidez potencial e disponibilidade limitada de nutrientes como Ca, Mg, K, Na e P. Os Latossolos estão associados a ambientes mais altos situados em áreas de relevo que varia de plano a suave ondulado, bem drenados, com declividade variando de 0,5 a 4,5%, esses solos são profundos com textura argilosa. Os Plintossolos estão relacionados a ambientes mais baixos com relevo suave ondulado a ondulado, moderadamente drenados, com declividades variando de 1,6 a 9,0%, apresentam textura argilosa a muito argilosa e mais de 50% de material grosseiro com predomínio de petroplintita. Os solos estudados foram submetidos as alterações nos horizontes superficiais, na granulometria, densidade do solo, bases trocáveis e os componentes da acidez, sendo que os perfis sobre área de pastagem possuíram maior fertilidade em relação as áreas de floresta.

Palavras-chave

Pedoambientes amazônicos; Fatores de formação; Manejo do solo

Instituição financiadora

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Agradecimentos

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), e Governo do Estado do Amazonas.

Área

Divisão 1 – Solo no espaço e no tempo: Comissão 1.1 - Gênese e Morfologia do Solo

Autores

ALAN FERREIRA LEITE LIMA, LUIS ANTONIO COUTRIM SANTOS, MILTON CESAR COSTA CAMPOS, JOSÉ MAURICIO CUNHA, WILDSON BENEDITO MENDES BRITO, GUILHERME ABADIAS SILVA, WENER SILVA SIMÕES